A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promove, entre os dias 6 e 10 de outubro, uma série de exercícios simulados voltados para o enfrentamento de ações criminosas complexas e de alta intensidade, como o “Novo Cangaço” e o “Domínio de Cidades”. As atividades integram os cursos de Operações Policiais Integradas e de Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade.

Durante os treinamentos, serão simuladas situações de sequestro de gerente bancário, ataques a bancos e explosões de carro-forte em Maceió e em três municípios do interior do estado. O objetivo é capacitar os agentes de segurança para atuar de forma coordenada em possíveis acionamentos do Plano de Defesa, voltado ao enfrentamento do crime organizado.

Os exercícios contarão com a participação dos alunos das capacitações — realizadas em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) — e também do efetivo das instituições vinculadas à SSP que atua nas regiões onde os simulados ocorrerão.

A SSP alerta a população de Maceió e das cidades envolvidas que as atividades serão realizadas de forma controlada, sem riscos para os moradores, apesar da intensa movimentação policial.

Programação dos simulados:

06/10 – Abertura: Auditório do Tribunal de Contas do Estado, às 8h.

07/10 – Sequestro de gerente bancário: Banco Santander Select, Ponta Verde (Av. Álvaro Otacílio), às 7h. Inclui negociação e atuação de sniper.

08/10 – Explosão de carro-forte: Satuba, às 7h. Um trecho da pista será temporariamente bloqueado.

08/10 – Salves de facções com múltiplos ataques: Maceió. Simulação teórica destinada aos alunos do curso, sem ação prática.

09/10 – Ataques a bancos (Novo Cangaço e Domínio de Cidades): Maceió, Maragogi, Arapiraca e Piranhas, às 21h. Em Maceió, simulado no Banco do Brasil, bairro Farol, às 20h. A área será isolada para o exercício.

10/10 – Prisões simuladas: Marechal Deodoro.

Sobre os cursos

A solenidade de abertura ocorrerá no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas, enquanto as instruções práticas serão ministradas na sede do Batalhão de Polícia de Rotam, em Maceió.

O Curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade, atualmente em sua 9ª edição, prepara gestores para lidar com ocorrências complexas e de baixa familiaridade, como ataques contra bancos e ações do crime organizado. A capacitação permite a elaboração de um plano de defesa para orientar atuações futuras.

Já o Curso de Operações Policiais Integradas, em sua segunda edição, foca no gerenciamento das consequências desses eventos, abordando persecução penal, inteligência policial, preservação da cadeia de custódia e produção de conhecimento para inquéritos, garantindo que as investigações não sejam comprometidas.