Com a chegada do mês de outubro, Maceió se coloriu de rosa para um importante lembrete a toda a população: conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Nessa quarta-feira (1º), a Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) iluminou em cor de rosa os viadutos da cidade, os pórticos de acesso a Maceió, o canteiro da Avenida Sílvio Vianna, um dos cartões postais da capital alagoana e Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde. 

Três viadutos permaneceram iluminados com as cores da campanha do Outubro Rosa durante todo o mês. São eles: o viaduto da Avenida Governador Afrânio Lages, em dois diferentes pontos, sob a Rua Íris Alagoense e sob a Avenida Fernandes Lima, e o viaduto Oscar Fontes Lima, que liga a Avenida Márcio Canuto à Av, Josefa de Melo.

Mais de 720 projetores fixos de iluminação cênica da Ilumina Maceió projetam a cor rosa para um dos cartões postais de Maceió, o coqueiral da Avenida Silvio Viana. A Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde e os pórticos em formato de jangada nos acessos à Maceió, no Pontal da Barra, Ipioca, Clima Bom e Benedito Bentes também estão sendo iluminados em alusão ao outubro rosa.

Para Fernanda Monteiro, diretora executiva da Ilumina Maceió, a ornamentação com as cores da campanha do Outubro Rosa faz com que a iluminação pública cumpra uma função social fundamental à sociedade. . 

“É uma campanha bonita que alerta mulheres de todo o Brasil para ter esse autocuidado, para avisar outras mulheres, para discutir e falar sobre isso e diminuir o risco para todas nós. A iluminação é um lembrete para que a família e a sociedade apoiem e incentivem essas ações. Nossa missão é jogar luz sobre esse assunto e poder contribuir também para salvar vidas”, aponta. 

Campanha

O Outubro Rosa é um movimento que reforça a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A data também serve para reforçar a importância do autocuidado e abordar a saúde da mulher de forma mais ampla, incluindo a prevenção do câncer de colo do útero.

 

Foto: Cortesia/Maragogiro