Em nota encaminhada à imprensa nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que, até o final desta manhã, Alagoas não registrou nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol, relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas.

A pasta ressalta que mantém monitoramento ativo por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e recomenda às Vigilâncias Sanitárias Municipais que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, acerca da procedência dos produtos ofertados. 

Orienta, por fim, que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes legalizados, com comprovação de nota fiscal, evitando produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita, recomenda-se não consumir o produto.

Em pronunciamento na sessão ordinária de hoje, na Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador Thiago Prado, que é delegado da Polícia Civil, alertou que, apesar de não haver registros em Alagoas, já há três casos suspeitos notificados no vizinho estado de Pernambuco.

“Nós, da Segurança Pública, estamos atentos à apreensão de bebidas falsificadas, sobretudo, as destiladas, e alertamos que a população não consuma bebidas, principalmente desse tipo, em locais sem procedência”, reforçou.

Thiago Prado ressaltou, ainda, que em Alagoas há três destilarias de “excelente padrão de qualidade, isentas de contaminação e totalmente íntegras e aptas a comercializar seus produtos”: a Caraçuípe, Gogó da Ema e Brejo dos Bois.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também alertou, nesta quarta, que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol deve aumentar nos próximos dias, devido ao reforço das medidas de vigilância. Segundo o ministro, até a noite de terça-feira (30), 26 casos suspeitos de intoxicação haviam sido notificados, a maior parte em São Paulo.