Com obras, manutenções e ações de educação ambiental, a Verde Alagoas celebra três anos de operação. Nesse período, a concessionária investiu mais de R$ 200 milhões em melhorias, incluindo a construção  de 136 km de rede de água e de Estações de Tratamento de Água (ETA’s), beneficiando mais de 400 mil moradores das 27 cidades da Zona da Mata e do Litoral Norte de Alagoas.

 

Novas unidades de tratamento de água já estão beneficiando os moradores dos municípios de São Luís do Quitunde, União dos Palmares, Branquinha, Matriz de Camaragibe e Chã Preta. Em Porto Calvo, uma nova estação está em construção, enquanto as obras no povoado de Canastra, em Ibateguara, seguem em ritmo acelerado. Além dessas, a ETA no Distrito de Rocha Cavalcante, em União, passou por ampliação. Essas iniciativas reafirmam o compromisso da concessionária em expandir o acesso à água de qualidade em todo o estado de Alagoas.

 

Para o diretor-presidente da Verde Alagoas, Alexandre Lopes, as ações reforçam o compromisso com a universalização do saneamento básico no estado. “Com responsabilidade social, socioambiental e foco na melhoria contínua, seguimos investindo em obras de água e esgoto, além de educação ambiental nas comunidades que atendemos.”

 

Municípios como Branquinha, União dos Palmares, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Mar Vermelho, Maribondo, Tanque D’Arca e Capela já foram contemplados com melhorias no abastecimento de água, incluindo limpezas, ampliação da rede e manutenções preventivas e corretivas nos sistemas.

 

“Nesses mais de mil dias de operação, nossas equipes trabalharam, e continuam trabalhando, para construir cidades mais desenvolvidas, com mais saúde para todas as gerações e um futuro sustentável. Em São Luís do Quitunde, por exemplo, já concluímos a segunda etapa da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), um dos marcos mais importantes para o município, que antes da Verde, não contava com acesso à água tratada e de qualidade”, destaca Alexandre.

 

INVESTIMENTOS CONTÍNUOS EM INFRAESTRUTURA

As cidades de Porto Calvo, Campestre, Capela, Jacuípe, Mar Vermelho, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Pindoba e Taquarana receberão novas Estações de Tratamento de Água, cujos projetos estão em andamento. Um novo laboratório central também está sendo construído, ampliando a capacidade de análises da concessionária.

Em relação ao esgotamento sanitário, estão em andamento os projetos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para os municípios de Colônia Leopoldina, Ibateguara, Passo de Camaragibe, Porto Calvo e São Luís do Quitunde. Obras de esgotamento também estão sendo realizadas em Capela, Maragogi e Matriz de Camaragibe.

 

EMPREGO, RENDA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Com 75% do quadro de colaboradores formado por alagoanos, a Verde Alagoas mantém o compromisso com o fortalecimento da economia local. A empresa também investe em capacitação contínua, com cursos de aperfeiçoamento e programas de desenvolvimento profissional, com cursos de aperfeiçoamento e programas de desenvolvimento profissional.

 

Um exemplo da valorização profissional é a história de Gabriel Vitor Barbosa, que iniciou sua trajetória como Jovem Aprendiz e hoje atua como operador de ETA, mostrando que investir nas pessoas é parte da cultura da empresa.

 

“É muito gratificante saber que minha profissão contribui diretamente para levar água tratada e de qualidade à vida de milhares de pessoas em Alagoas. Estar na Verde é mais do que exercer uma função: é fazer parte de algo maior. A empresa investe no nosso crescimento, nos incentiva a evoluir e nos apoia para que possamos buscar sempre mais e continuar avançando", conta Gabriel.

 

ESTABILIDADE FINANCEIRA E CONFIANÇA DO MERCADO

A Verde Alagoas é classificada com rating AA+ pela S&P Global Ratings, refletindo solidez financeira, perfil de crédito favorável e um modelo de negócios robusto. De acordo com o diretor financeiro, Dalmo Almeida. “Essa classificação comprova que a Verde está no caminho certo, com uma perspectiva estável e alta previsibilidade de receitas, demonstrando a confiança do mercado e dos investidores no potencial sustentável da concessão.”

 

SUSTENTABILIDADE E ODS: AÇÕES QUE TRANSFORMAM REALIDADES

A atuação da Verde está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, onde mais de 5 mil pessoas já foram alcançadas com programas de educação ambiental, como:

•             LiderAção: Formação de lideranças comunitárias, professores, moradores;

 

•             Nascente do Amanhã: Educação ambiental para crianças;

 

•             Ver de Perto: Visitas guiadas às ETAs, aproximando a comunidade do sistema de abastecimento.

 

 

Na frente de geração de renda, destaca-se o projeto Viver de Renda, implantado em Porto Calvo, que estimula o empreendedorismo local e a troca de óleo de cozinha usado por produtos de limpeza, contribuindo para a economia circular e inclusão social. Confira todas as iniciativas no site: www.verdealagoas.com.br/meio-ambiente/educacao-socioambiental.

 

Outro marco da agenda ambiental é a adoção de energia renovável: atualmente, 98% das unidades operacionais funcionam com energia limpa.

 

“Essa iniciativa reduz mais de 49 toneladas mensais de emissão de gases de efeito estufa, o equivalente à preservação de aproximadamente 1.370 árvores, com base em metodologias reconhecidas internacionalmente. Estamos avançando com responsabilidade para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, pontua Dalton Bracarense, diretor técnico.

 

Ao completar três anos de operação, a Verde reafirma seu compromisso com a transformação social, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população alagoana. Com investimentos contínuos, foco em inovação, valorização das pessoas e respeito ao meio ambiente, a concessionária segue firme na missão de universalizar o saneamento e construir um futuro mais justo, saudável e sustentável para todos os mais de 400 mil alagoanos das cidades onde atua.