Coloridos, excêntricos e cheios de personalidade, os toy arts vêm conquistando um espaço cada vez maior nas galerias de arte, nas prateleiras de colecionadores e nas ruas das grandes cidades. Complementando essas produções, uma novidade será lançada no Brasil, através de plataformas digitais, nesta segunda-feira (29): o primeiro toy art autoral da GeoToy.

Com uma produção 100% própria, o LUGE carrega a essência da marca até em seu nome, inspirado no movimento, na velocidade e na força de quem desbrava novos caminhos. Seu grande diferencial está na anatomia pensada para customizações ilimitadas que garantem exclusividade, permitindo que ele se transforme em diferentes estilos e personalidades sem perder sua identidade original.

Caracterizado como um verdadeiro camaleão artístico com alma brasileira pelo designer e criador da obra, Geraldo Lopes, a ideia do lançamento do primeiro toy art autoral da marca tem como proposta criar uma experiência imersiva, celebrando esse marco com colecionadores, artistas e apaixonados pela cena.

“Mais do que um lançamento, é uma celebração de uma conquista, construída com anos de trabalho, parcerias e criatividade. É também uma oportunidade de conectar o público com a jornada da marca e apresentar o LUGE como símbolo de uma nova fase”, relata.

Ainda de acordo com Geraldo Lopes, apresentar o primeiro toy art autoral da GeoToy é uma forma de firmar o Brasil como potência criativa no cenário global do setor. “É também o início de uma nova fase da marca, de criar sua própria linha, com linguagem estética única, sem deixar de lado a essência da customização”, conta o artista.

Diferente dos modelos já existentes, como o Munny ou Bearbrick, o LUGE não é uma base internacional customizada. Ele foi criado do zero, com modelagem própria e conceito artístico original. Sua anatomia foi desenvolvida especialmente para potencializar a arte da customização.

Sua concepção surgiu durante um evento no Copacabana Palace, em março de 2024. A partir disso, os fundadores Geraldo Lopes e Lucas Cansanção iniciaram o desenvolvimento do projeto. Em parceria com o artista 3D, Matheus Matos, foi criada a modelagem, a estrutura e os detalhes técnicos do toy, durante meses de testes e ajustes, até chegar ao resultado final.

“Ele representa a fusão entre arte urbana, identidade própria e inovação. Mais do que um brinquedo colecionável, o LUGE é um manifesto artístico, uma forma de transformar ideias em expressão física, trazendo cores, traços e símbolos que dialogam com a cultura pop e com o espírito criativo da nova geração”, explica Geraldo.

Entre o processo criativo de concepção, o artista destaca que primeiro foi criado o esboço, com um conceito explorando formas e possibilidades ainda no papel. Posteriormente foi feita uma modelagem do traço para o 3D, ganhando vida digitalmente. Cada peça foi confeccionada com técnicas de impressão e finalização, destacando a pintura manual, que traz detalhes que transforma cada LUGE em uma obra única.

A criação também será porta de entrada para trabalhar outras obras autorais. “Ele abre caminho para uma nova fase autoral da GeoToy, que continuará explorando diferentes universos criativos, mantendo a alma urbana e a versatilidade da customização como marca registrada”, destaca o designer.

Consolidada como um dos principais estúdios de customização do Brasil, com participações em feiras nacionais e internacionais e colaborações com artistas e marcas renomadas, nos últimos anos a GeoToy conquistou espaço com sua linguagem visual ousada, detalhismo técnico e forte identidade estética.

“Nossa empresa sempre sonhou em ter sua própria criação. Depois de mais de 4 anos transformando modelos clássicos em obras únicas, surgiu a necessidade de ter uma base com identidade própria. A caminhada foi longa, marcada por desafios técnicos, falta de estrutura nacional para esse tipo de produção e muito investimento pessoal. No entanto, o desejo de colocar o Brasil no mapa do toy art autoral falou mais alto e assim nasceu o LUGE”, finaliza Geraldo Lopes.