Célio Herculano da Silva, de 54 anos, conhecido como “Mamulengo das Alagoas”, foi preso na noite desta segunda-feira (29) em Maceió. O artista de rua é suspeito de cometer um estupro e um roubo contra uma turista em 2015, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, na região metropolitana da capital.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu durante uma caminhada matinal da vítima, que passava por uma área pouco movimentada. De acordo com o depoimento da mulher, por volta das 6h, ela foi abordada por Herculano, que a segurou pelos braços e praticou violência sexual. Durante a ação, o suspeito também levou a bolsa da vítima, contendo celular e outros pertences pessoais. A mulher conseguiu se desvencilhar após uma luta corporal e fugir.

A investigação avançou após a vítima colaborar com um retrato falado e só reconhecer o suspeito ao vê-lo em uma reportagem exibida nacionalmente. Com base nesse reconhecimento e em outras evidências reunidas ao longo do inquérito, a Justiça decretou a prisão preventiva de Célio Herculano em setembro. O mandado foi cumprido por equipes do Comando de Missões Especiais, sem resistência do acusado.

O delegado Thiago Prado, da Delegacia Especializada de Roubos da Capital (DERC), informou que, por envolver crime de violência sexual, o processo tramitava em segredo de Justiça. Ele acrescentou que novas diligências ainda podem ser realizadas, incluindo eventual confronto de material genético, caso existam amostras preservadas da época do crime.

Após a prisão, Célio Herculano foi levado à Central de Flagrantes, onde aguarda audiência de custódia. Na ocasião, a Justiça definirá se ele permanecerá detido ou poderá responder ao processo em liberdade.

Natural de Maceió, Herculano ganhou destaque na cena cultural local como dançarino e criador da “Dança da Boneca”. Seu apelido, “Mamulengo”, faz referência ao jeito descontraído e flexível de se movimentar durante as apresentações.

 

Foto de Capa: Reprodução