Uma tartaruga marinha foi resgatada em estado crítico na manhã desta terça-feira (30) na Praia da Sereia, em Maceió, no Litoral Norte de Alagoas. O animal foi encontrado com as duas nadadeiras machucadas por uma rede de pesca. Este é o segundo caso registrado neste mês.

De acordo com o Instituto Biota de Conservação, responsável pelo resgate e pelos primeiros cuidados, trata-se de uma tartaruga-oliva filhote, com cerca de 15 cm. Uma das nadadeiras já apresentava corte no osso, quase amputada.

Foto: Ascom Biota

 

Segundo Bruno Stefanis, presidente do Biota, populares acionaram a equipe ao encontrar o animal ainda com a rede presa ao corpo. Ele acrescentou que casos desse tipo têm se tornado frequentes. “Animais desse tamanho são raros de serem encontrados, mas está se tornando comum vê-los com esse tipo de ferimento”, disse.

A tartaruga permanecerá em observação nas próximas semanas no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do Biota, em Guaxuma, recebendo acompanhamento veterinário especializado. Se apresentar evolução positiva, poderá se recuperar e, futuramente, retornar ao seu habitat natural.

Alerta sanitário

O Instituto Biota reforça que, ao encontrar um animal marinho encalhado, a população não deve tocá-lo. A orientação é entrar em contato pelo telefone (82) 99115-2944, enviando fotos e a localização exata, para que a equipe possa realizar o atendimento adequado e acionar os órgãos competentes.

 

*Estagiário sob supervisão da editoria

Foto de Capa: Ascom Biota