Motoristas e pedestres que passavam pela Avenida Rotary, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, nesta segunda-feira, foram surpreendidos por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Padrão, que realizaram uma ação de conscientização sobre o Setembro Amarelo.

A atividade fez parte do projeto desenvolvido ao longo do mês pelo setor de psicologia da instituição, que em sala de aula trabalhou a temática da valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Para finalizar o trabalho, os alunos foram às ruas e distribuíram cartões personalizados por eles próprios com mensagens de incentivo e autocuidado.

“O projeto do Setembro Amarelo na escola teve como principal objetivo trabalhar a valorização da vida. Então os alunos tiveram um momento para exercitar a gratidão, também conversamos sobre alguns cuidados com a nossa saúde mental e eles construíram mensagens positivas e de esperança para que pudessem distribuir na comunidade e fazer essa corrente, de autocuidado. Além de tudo, eles puderam exercitar a solidariedade e a empatia com um olhar para as outras pessoas”, explica a psicóloga da instituição Raquel Ferreira Moraes.

Trabalhar a temática do setembro  amarelo dentro da escola é de grande importância, pois de acordo com o Relatório Técnico “Adolescência e suicídio: um problema de saúde pública”, baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Brasil (SIM/SUS), o número de mortes cresceu mais de 4% nesta faixa etária.

Da maneira como o tema foi trabalhado, os estudantes puderam vivenciar na prática o resultado das ações que desenvolveram em sala de aula. A prova disso foi uma mensagem enviada para uma rede social do colégio, onde uma pessoa relatou que havia recebido um balão de um dos alunos com a seguinte mensagem: sobreviva aos dias ruins para viver aos dias bons. Ela disse que foi um gesto simples mas de grande significado e que havia ficado verdadeiramente emocionada.