O Sebrae Alagoas vai promover, a partir da próxima semana, o Mutirão Acredita, uma iniciativa que tem o objetivo de democratizar o crédito e facilitar o acesso dos pequenos negócios às instituições financeiras. O evento tem início nos dias 29 e 30, em Maceió, seguindo para os dias 2 e 3 de outubro, em Penedo; 27 e 28 de outubro, em Arapiraca; e finaliza nos dias 04 e 05 de novembro, em Delmiro Gouveia. O encontro vai acontecer das 9h às 17h, reunindo bancos, cooperativas de crédito e consultores do Sebrae em um só espaço para orientar empreendedores de forma gratuita.

O evento é voltado para pessoas jurídicas, como MEI e microempresas, mas também está aberto a pessoas físicas que já empreendem de maneira informal e buscam crédito para se formalizar e expandir seus negócios. Os participantes receberão mentorias e orientações sobre investimento e gestão financeira, além de assistir a palestras com especialistas de renome nacional.

De acordo com o analista do Sebrae Alagoas, Rodrigo Figueiredo, o Mutirão Acredita vai além da concessão de crédito. “Nosso objetivo é promover o acesso do cliente às instituições financeiras, com foco naquelas que oferecem o Fampe, que agiliza o processo de crédito. Mas, além disso, o participante poderá consultar serviços como SPC, Serasa e questões de conta, já que o mutirão envolve todo tipo de serviço financeiro”, explica.

Os dois dias de encontro são uma oportunidade para os participantes de conversar com representantes de diferentes instituições financeiras, conhecer linhas de crédito disponíveis, renegociar dívidas e receber orientações práticas sobre gestão empresarial, marketing e elaboração de planos de negócio, tudo gratuito.

Outro diferencial do Mutirão é o crédito orientado e assistido. “Além de falar diretamente com a instituição financeira, o empreendedor terá o Sebrae ao lado, oferecendo capacitações, orientações e consultores que vão ajudar na gestão financeira. Afinal, não basta ter acesso ao crédito, é preciso ter controle e planejamento para crescer de forma sustentável”, reforça Rodrigo.

Em Arapiraca e Delmiro Gouveia, o Sebrae Alagoas levará o Acredita Delas, uma oportunidade de ampliar o acesso ao crédito do público feminino no interior do Estado.

FAMPE

O Fampe é o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas que o Sebrae disponibiliza e que tem como objetivo complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras, facilitando a realização de financiamentos por empreendedores que muitas vezes não dispõem dos requisitos tradicionais, como imóveis para oferecer em garantia.

Para Rodrigo, o Fampe tem se mostrado essencial no acesso ao microcrédito. “Só para se ter uma ideia, antes da inclusão do Fampe na linha de microcrédito, muitos empreendedores esbarravam na exigência de um avalista. No ano passado, por exemplo, quando ainda não contávamos com esse recurso, foram realizadas apenas 45 operações. Já este ano, com o Fampe, esse número passou de 300. Isso mostra como o fundo realmente facilita a vida do empresário”, destacou.