O Sebrae Alagoas está promovendo oficinas para orientar gestores e servidores públicos sobre o uso da plataforma Contrata+ Brasil, uma solução que conecta órgãos públicos a micro e pequenas empresas, facilitando contratações e estimulando a economia local. Nesta quarta-feira (24), a oficina foi realizada em Maceió, reunindo representantes dos municípios de Novo Lino, Pilar, Colônia Leopoldina e Messias.

Conduzida pelo consultor Bruno Leahy, a capacitação apresentou de forma prática como simplificar processos e contratar serviços de maneira ágil e transparente por meio da plataforma. Além das orientações, os participantes tiveram acesso a uma mentoria exclusiva para apoio no uso do sistema. No dia anterior, terça-feira (23), a oficina aconteceu em Arapiraca e, na próxima semana, no dia 30 de setembro, será realizada em Delmiro Gouveia. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site: https://doity.com.br/organizador/sebraealagoas

Presente no encontro, Isabel Lages, diretora de Finanças do município de Pilar, destacou a importância da ação. “Achei muito esclarecedora, dando oportunidades para os microempreendedores poderem ter mais acesso ao município e ofertar seus serviços.”

Plataforma nacional de oportunidades

Lançado em fevereiro deste ano, o Contrata+ Brasil é a plataforma nacional de oportunidades de negócios do Governo Federal que conecta, de forma simples e gratuita, compradores públicos da União, estados e municípios a microempreendedores individuais (MEIs).

O objetivo é ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, fortalecendo a geração de emprego e renda nas localidades. O foco principal está em serviços de manutenção e pequenos reparos, como mestre de obras, eletricistas e encanadores.

“Para quem é MEI, o Contrata+Brasil representa um novo canal de vendas com segurança e visibilidade, permitindo oferecer serviços diretamente aos órgãos públicos municipais. Entendemos que, sem a adesão dos municípios, não haverá oferta de serviços. Por isso, estamos fazendo esse esforço coletivo para movimentar a economia local com foco no pequeno negócio”, afirma Beatriz Batinga, analista do Sebrae Alagoas.

Beatriz reforça ainda que os principais benefícios do uso da plataforma são a agilidade e simplificação dos processos, a transparência, o estímulo à economia local e a facilidade proporcionada pelo formato online.

Após o ciclo de oficinas, será realizado um momento específico com os agentes de desenvolvimento das Salas do Empreendedor dos municípios que aderiram ao Contrata+ Brasil, para capacitá-los no atendimento aos empresários e garantir um trabalho conjunto em prol do fortalecimento dos pequenos negócios.