As pessoas com transtorno mental de Santana do Mundaú têm na arteterapia a possibilidade de enfrentar os quadros depressivos e outros problemas afins, uma vez que o município não oferece os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), por não se encaixar no critério de porte populacional. O Projeto Arteterapia da psicóloga Naira Freitas esteve entre os 7.000 trabalhos e venceu na categoria de webdoc em julho deste ano na 20ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS do XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A secretária de Saúde de Santana do Mundaú e diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Paula Gomes, recebeu esta semana a equipe do Mais Conasems para a produção do Webdoc sobre o assunto. De acordo com Paula, a iniciativa que conta com recursos próprios se deu pela lacuna de Caps no município. “Isso não foi empecilho para essa Gestão e a anterior atenderem esses pacientes e inserirem esse projeto nos nossos serviços”, destacou.
Paula reforçou que - com uma saúde subfinanciada - o município não pode executar sem antes planejar. Seguindo as necessidades do território. Segundo ela, o projeto é o retrato da eficiência e humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a psicóloga Naira Freitas a premiação desse projeto mostrou a importância significativa da arteterapia, uma vez que trabalha a saúde mental de forma leve e dígna para o paciente. O paciente e artesão Valverdes da Silva disse que graças ao projeto conseguiu sair do quadro depressivo e se comunicar, já que antes de fazer parte dele, mal falava.



