Com o slogan “Dor nas Juntas? Junta tudo e vem para o reumato”, a Sociedade Brasileira de Reumatologia deflagra no próximo domingo, 28/9, com apoio das regionais, a campanha 2025 de conscientização sobre como prevenir doenças reumáticas, atentar para os sintomas, buscar diagnóstico e tratamento corretos, evitando limitações físicas, incapacidade e comprometimento da qualidade de vida.
Em Maceió dezenas de especialistas filiados à Sociedade Alagoana de Reumatologia (SAR) vão realizar uma ação educativa, na orla da Ponta Verde, a partir das 8h do próximo domingo, prestando esclarecimentos e orientando quanto aos cuidados necessários com as patologias.
Como ponto de apoio, será montado um stand nas imediações do Anamá, onde haverá distribuição de cartilhas e também vai acontecer um aulão de dança com os visitantes do evento, como explica a presidente da SAR, Maria do Carmo dos Santos. “É só chegar e participar”, convida a médica, enfatizando que mexer o corpo é fundamental para fortalecer a musculatura, consequentemente, promover melhora na mobilidade das articulações, gerando simultaneamente vários benefícios para a saúde como um todo. “Não é à toa que faremos, além das orientações no standy, uma caminhada (da Praia de Sete Coqueiros até o Marco dos Corais) e também haverá aula de dança com o professor Vinícius Gabriel.
Segundo a coordenadora da campanha em Alagoas, Aparecida Madeiro, filiada a SAR, estima-se que cerca de 15 milhões de brasileiros são acometidos por uma doença reumática. “São mais de 120 doenças já catalogadas entre inflamatórias, crônicas, autoimunes e raras, inclusive algumas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho,” observa a médica.
O presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), José Eduardo Martinez, acrescenta que dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas como artrite e osteoartrite/artrose. “É preciso investigar, diagnosticar e seguir o tratamento de forma correta, com um reumatologista”, alerta, enfatizando que a conscientização é uma das principais formas de prevenção. “O diagnóstico precoce e o início do tratamento correto proporcionam inserção social e qualidade de vida ao paciente”, concluiu.
SERVIÇO
Campanha de Conscientização e prevenção de doenças reumáticas
Domingo, 28/9, na orla da Ponta Verde, a partir das 8h
Esclarecimento com reumatologistas (no standy em frente ao Anamá)
Aulão de dança e caminhada (da praia dos Sete Coqueiros até o Marco dos Corais)