A partir das 23h desta quarta-feira (24), a Ladeira Geraldo Melo, que liga o bairro do Poço ao bairro do Farol, será fechada nos dois sentidos, para a realização de demolição preventiva de edificações que estão em risco. 

Após avaliação, a Defesa Civil de Maceió  constatou que a estrutura dos imóveis apresenta condições que oferecem risco para pessoas que circulam no local e veículos que passam diariamente. Por conta disso, o órgão recomendou a realização de demolição controlada como medida eficaz e definitiva para eliminar os riscos à segurança pública. 

“Esta via é uma das mais movimentadas em Maceió, onde passam centenas de veículos diariamente, e a demolição preventiva visa eliminar os riscos para que não haja acidentes como desmoronamento dos restos das edificações, chegando a atingir veículos e pessoas que utilizam o local”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió. 

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até quatro horas e ao longo da demolição as vias serão liberadas. 

Inspeção foi realizada pela Defesa Civil de Maceió. Foto: Ascom Defesa Civil Municipal

Os imóveis 

As estruturas inspecionadas encontram-se em avançado estado de degradação e está em terreno com declividade. A fachada frontal, voltada para o passeio público, apresenta restos de alvenaria e elementos estruturais expostos, sem cobertura, com perda de revestimento, fissuras, corrosão de armaduras, umidade, manchas de infiltração, vegetação invasiva, pichações e sinais de vandalismo, evidenciando abandono e falta de manutenção. 

Rotas alternativas

Devido à interdição total da Ladeira Dr. Geraldo Melo nos dois sentidos, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) organizou um plano para o tráfego de veículos na região. Os motoristas que seguem para a parte alta da cidade devem utilizar a Rua Comendador Leão ou a Rua do Imperador, enquanto quem segue para a parte baixa deve seguir pelo Centro, utilizando a Rua Moreira e Silva.

As linhas de ônibus do Sistema Municipal de Transportes Urbano também terão itinerários provisórios.

Confira o trajeto das linhas:

  • 051 e 113 (via Poço) terão ida pelo Centro e volta pelo Sesc Poço e Rua do Imperador;
  • 105 (via Poço) terá desvio somente na ida;
  • 602, 606, 607, 610, 703 e 712 farão ida pelo Centro e volta pelo Rua do Imperador e Ladeira da Catedral;
  • 704, 709, 710, 716, 719 e 720 usarão o mesmo percurso de ida pelo Centro e volta pelo Sesc Poço e Ladeira da Catedral.

 

 

*Com Assessorias Defesa Civil e DMTT