A Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento literário e cultural do estado, acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Reconhecida por abrir espaço para escritores alagoanos, a edição deste ano contará com o lançamento de 71 títulos acadêmicos selecionados pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

Desde 2017, a Ufal promove editais para que obras acadêmicas sejam lançadas durante a Bienal no estande da Edufal. O edital 01/2024 contemplou 49 títulos — 39 de docentes e 10 de técnicos. Já o edital 01/2025, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), selecionou 22 obras, entre teses e dissertações de programas de pós-graduação do estado.

“As obras selecionadas são totalmente financiadas pela Ufal ou com recursos do edital. Esse processo é essencial para fortalecer a divulgação científica e a extensão universitária. Muitos professores já aguardam a Bienal para apresentar suas pesquisas”, destaca Fernanda Lins, coordenadora editorial da Edufal. “Os professores e pesquisadores já esperam a Bienal, deixam o livro pronto para apresentar no edital, porque é uma oportunidade de divulgar suas pesquisas e ficam orgulhosos de ter um livro lançado pela Ufal. O retorno é de visibilidade acadêmica, mas também comercial: as pessoas vão, conhecem e compram os livros. É um retorno científico, comercial e pessoal”, conclui.

Na última edição, a Bienal recebeu mais de 400 mil visitantes e registrou a venda de cerca de 250 mil livros. Para 2025, a expectativa é superar esses números. Segundo Fernanda, oferecer a vitrine internacional do evento aos autores acadêmicos garante não só a projeção da Universidade, mas também um diferencial para cada pesquisador.

O coordenador da Bienal e diretor da Edufal, Eraldo Ferraz, destaca o evento como um dos principais portais para novos escritores. “Viemos oferecendo uma plataforma para que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas. O evento buscará fomentar a diversidade cultural e literária, criando espaço para que os autores emergentes possam compartilhar suas obras e experiências" afirma.

A lista com títulos e autores selecionados já está disponível no site da Edufal. Para saber mais sobre eles, acesse aqui.

 

Sobre a Bienal

Além dos títulos acadêmicos selecionados pela Edufal, também acontecerá uma ampla variedade de outros lançamentos. Editoras comerciais, autores independentes e coletivos literários de diferentes gêneros terão espaço ao longo dos dez dias de programação, reforçando o caráter plural e aberto do evento.

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas. Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 e outas informações da programação por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no InstagramThreads e Facebook.