Há cerca de uma semana, o Centro de Maceió tem ficado às escuras devido a uma série de furtos de energia elétrica a partir da rede de iluminação pública do bairro. Conforme a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), as ligações clandestinas geram o desligamento das luminárias, deixando a região no escuro. Os furtos ocorreram na Rua do Comércio e Rua Boa Vista.

Apesar da Ilumina Maceió realizar os reparos emergenciais no local, os furtos voltam a acontecer no dia seguinte. Segundo a assessoria, há suspeita de que as ligações clandestinas vêm sendo realizadas pelos ambulantes da região, essas ligações interrompem a conexão elétrica nos postes e prejudicam milhares de trabalhadores e moradores do Centro.

A primeira ocorrência foi registrada no dia 2 de setembro, por furto de cabos. Na ocasião, vários postes estavam com as tampas de proteção da rede elétrica danificadas. No interior das estruturas, foram encontradas ligações irregulares que desviam a energia diretamente para tomadas utilizadas pelos ambulantes.

A Ilumina cobra ação da Polícia Militar de Alagoas e medidas da Segurança Pública, de responsabilidade do estado, para a prevenção de novos crimes. A prática, popularmente conhecida como "gato de luz", é perigosa, pode causar acidentes graves como incêndios e choques, além de prejudicar a qualidade e a segurança da rede elétrica. Além de ser crime previsto no Código Penal Brasileiro, que pode levar a penas de reclusão e multa. 

O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, solicitou a colaboração da população para acabar com a prática. “Pedimos aos ambulantes e a toda a população que não cometam esse tipo de crime. Os furtos de energia, cabeamentos e equipamentos causam uma série de prejuízos e colocam a população em grande risco. Pedimos também que denunciem essas situações, para que possamos manter a cidade cada vez mais iluminada”.

“Para denunciar crimes ocorridos na rede de iluminação pública, é possível entrar em contato com a Ilumina Maceió através do aplicativo e dos números de telefone 156 e 0800 031 9055. A população também pode acionar a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar”, informou a assessoria.

*Com Ascom Ilumina Maceió