No Hospital da Cidade, o primeiro hospital municipal da história de Maceió, a rotina de tratamentos e monitoramentos clínicos ganha um novo ritmo às quintas-feiras e ele vem acompanhado de uma sanfona. Toda semana, o músico Ney Andrade percorre os corredores da unidade levando música, palavras de conforto e sorrisos aos pacientes e acompanhantes em diferentes setores, como enfermarias e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
A iniciativa começou por meio de uma parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e segue fazendo sucesso nos corredores do hospital. "Cada vez que eu chego, tem alguém comentando o quanto é bom esse cuidado, a música, o quanto tocou, o quanto ajudou. Isso revigora muito e traz mais vontade de continuar esse trabalho", disse o músico.
Para ele, o maior retorno é imaterial. “O que eu ganho é principalmente a energia deles. Saber que eu pude levar um pouco de música, de alegria, de palavra, de Deus para aquelas pessoas que realmente estão precisando de um carinho, de um cuidado a mais, acrescentou.
A presença de Ney Andrade, com a sanfona afinada, tem mudado o clima do hospital. Pacientes, acompanhantes e até os profissionais de saúde relatam momentos de emoção e leveza durante as visitas musicais.

Jessica Maria, moradora do bairro Pitanguinha, está internada há uma semana e contou como a música ajudou em seu processo. "Traz uma paz, uma alegria”.
Nallynny Lima da Rocha acompanha o filho, Endrick Rael, internado há duas semanas. Para ela, a ação ajuda a aliviar a tensão do ambiente hospitalar. “Distrai a mente, acalma a gente", disse.
A idosa Floracy dos Santos Cândido, que acompanha a irmã na Enfermaria, foi além da emoção e se levantou para dançar. “Ele me levantou para dançar também, animar a gente. Traz felicidade”, afirmou com um sorriso no rosto.
A ação de Ney Andrade soma-se a uma série de esforços da direção do Hospital da Cidade para garantir uma experiência mais humana e acolhedora aos pacientes. Inaugurado como o primeiro hospital municipal da capital alagoana, o espaço vem se consolidando como referência em cuidado integral, ações de humanização e de assistência médica de qualidade.

"A música, nesse contexto, atua como um verdadeiro remédio para a alma, com efeitos visíveis, inclusive, na resposta física de muitos pacientes", frisou Giselly Santos, assistente social do hospital.
"Já fui abordado por pessoas que estavam de alta e lembravam da música que ouviram. Isso me mostra que vale a pena”, conclui Ney Andrade.
Maceió Saúde
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, entidade privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e aprimorar a gestão das unidades de saúde municipais. A atuação da instituição proporciona uma administração moderna, eficiente e comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas de gestão em saúde.
Fotos: Ascom Maceió