A cidade de União dos Palmares recebeu, nos dias 18 e 19 de setembro, as equipes do programa Olhar da Gente. No município, foram realizadas 381 triagens para cirurgias de catarata que serão realizadas na próxima semana no Hospital da Cidade. A iniciativa, executada pela Prefeitura de Maceió, tem garantido atendimento rápido e acessível a toda a população.

Um dos moradores da cidade que teve sua vida transformada pelo programa foi Francisco Chagas. "Há três anos, eu lutava para fazer essa cirurgia e agora finalmente tenho essa oportunidade. O programa precisava chegar até a nossa cidade e isso vai melhorar a vida de muita gente", afirma.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destaca que toda vez que o programa chega a uma nova cidade, é uma oportunidade para transformar vidas. "Estamos rodando esse estado levando saúde a quem mais precisa. Aumentamos o número de cidades beneficiadas. Agora serão 28 e as pessoas que precisam terão as cirurgias marcadas e suas vidas transformadas, no Hospital da Cidade, o melhor e mais moderno hospital público e que está de portas abertas para todos", pontua.

O prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, reforça a importância da parceria com a senadora Eudócia Caldas. "Foi por meio dessa parceria que conseguimos viabilizar esses procedimentos para a nossa população. Essa iniciativa é muito importante e só temos a agradecer por esse olhar especial, esse cuidado com o olhar das pessoas, devolvendo a elas saúde e dignidade", ressalta.

Após passar pela triagem, os pacientes de União dos Palmares farão as cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com todo o cuidado necessário, com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos.

A segunda fase do programa conta com a execução direta da Prefeitura de Maceió, apoio do SUS e do Ministério da Saúde. Foram investidos R$ 9,8 milhões para a realização de 10 mil cirurgias. Foram contemplados com procedimentos cirúrgicos, os municípios de São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi e Ibateguara.

 

Foto de Capa: Secom Maceió