O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, participou, nesta quinta-feira (18), da inauguração do Memorial da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), na sede histórica da instituição, no Centro da capital.

Em uma cerimônia bastante concorrida, Cunha esteve ao lado do prefeito JHC, do ministro do STJ, o alagoano Humberto Martins, do presidente da OAB/AL, Wagner Paes, e do advogado Nabor Bulhões.

A solenidade ainda foi marcada pela homenagem ao desembargador Fernando Tourinho, que recebeu a Comenda Hermann Assis Baeta.

Para o vice-prefeito Rodrigo Cunha, o momento foi ainda mais significativo porque em 2024, ainda como senador da República, ele destinou recursos via emenda parlamentar para a construção do Memorial e um auditório no local.

"É um momento de muita felicidade em poder falar da parceria com a OAB/AL, dentro desse resgate histórico que é a construção do Memorial da Ordem. Trata-se de um marco não somente para advogados e advogadas, mas também para toda a população alagoana. É também uma reafirmação de todo processo de revitalização que estamos fazendo neste bairro, desde a Praça Montepio, até a conclusão do Centro Administrativo da Prefeitura, que também ficará aqui no Centro", destacou Rodrigo Cunha.

Memorial

O Memorial está instalado em duas salas no andar superior do prédio histórico. O objetivo do espaço é valorizar a trajetória da advocacia e destacar juristas alagoanos que tiveram papel relevante na história jurídica do estado e do Brasil. O Memorial também dará visibilidade à atuação das mulheres advogadas e apresentará uma linha do tempo com fatos marcantes da advocacia e do papel da OAB.

Além do acervo físico, o Memorial aposta em tecnologias interativas, permitindo ao público acessar constituições históricas, documentos, imagens, depoimentos e entrevistas.