O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Pão de Açúcar, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem se consolidado como referência no estado através de seus serviços que disponibiliza diversos atendimentos multiprofissionais aos diversos alunos de toda rede pública municipal de ensino. O Centro atende alunos com diversos tipos de deficiências, transtornos além de alunos com altas habilidades e superdotação.
Atualmente, o CAEE realiza uma média de 630 atendimentos mensais, oferecendo suporte pedagógico e multiprofissional. O serviço é articulado também com 14 Salas de Recursos presentes nas escolas de ensino regular do município, fortalecendo o processo de aprendizado e inclusão.
Os diversos tipos de deficiências e transtornos apresentam os seus primeiros sinais na educação infantil e é nesta que desenvolvemos um olhar atento de nossos professores, uma escuta ativa das famílias, através da equipe de triagem, e um trabalho articulado entre professores, equipe pedagógica e profissionais de saúde.
A partir daí iniciamos uma assistência que vai além da sala de ensino regular e que se extende ao Centro Especialiazado.
A estrutura do CAEE conta com uma equipe multiprofissional formada por professores de AEE, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros e cuidadores. Juntos, eles oferecem avaliações, atendimentos pedagógicos e/ou psicossociais, terapias em saúde e reabilitação, acompanhamento às famílias e apoio direto a professores e gestores escolares.
A coordenadora da Educação Especial e Inclusiva do município, Telma Leite, contou que o processo de inclusão em Pão de Açúcar vem sendo construído ao longo dos anos através da parceria das Escolas de Ensino Regular, Salas de Recursos e CAEE. “São através de nossos professores e auxiliares, principalmente da Educação Infantil, que identificamos os primeiros sinais e a partir daí iniciamos todo o processo que vai da captação de informações até o diagnóstico final. “Hoje Pão de Açúcar disponibiliza de um serviço que identifica, acolhe, acompanha e garante a inclusão de cada criança em nossa rede de ensino”, ressalta Telma Leite.
“É nosso compromisso, trabalhar pelo futuro das nossas crianças”, ressaltou o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, acrescentando que o CAEE é um marco para a nossa política de inclusão. “Investir na educação especial é investir em dignidade, cidadania e igualdade de oportunidades para todas as crianças e jovens do nosso município. Pão de Açúcar, mais uma vez, entra para o ranking das poucas cidades que apostam na infância como fruto do futuro”, finalizou Jorge.
Para secretária municipal de educação, Maria de Lourdes, o impacto do centro vai além da sala de aula. “O Centro de Atendimento Educacional Especializado não atende apenas os estudantes, mas também orienta as famílias e apoia diretamente as escolas. É uma ação que transforma a realidade de quem precisa de acompanhamento especializado e contribui para uma educação cada vez mais inclusiva”, frisou Lourdes.
Com uma média de 80 estudantes acompanhados regularmente, o CAEE reafirma o compromisso de Pão de Açúcar com a educação inclusiva, com o fortalecimento da rede municipal e com a valorização da diversidade.
Fotos: Assessoria