Alagoas comemora nesta terça-feira (16) os 208 anos de sua Emancipação Política com o tradicional Desfile Cívico Estudantil, que reunirá milhares de estudantes e deverá atrair um público de cerca de 10 mil pessoas à Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A concentração acontece a partir das 13h, no Clube Fênix Alagoana, e o desfile tem início previsto para às 15h, com duração estimada de 2h a 2h30.

Neste ano, o evento presta homenagem aos 120 anos de nascimento da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento da saúde mental no Brasil. Sob o tema “Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, os 32 pelotões serão formados por bandas fanfarras estaduais e municipais, a Banda da Polícia Militar, a Banda Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, e estudantes da rede pública, que abordarão aspectos da vida e do legado da homenageada.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cerca de 2,2 mil estudantes de todo o estado participarão do desfile. O tema também foi trabalhado nas salas de aula da rede pública estadual e tem como objetivo principal fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural, promovendo a integração entre a comunidade escolar e a sociedade alagoana.

Os alunos representam as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), selecionados a partir de concursos de redação realizados nas respectivas unidades escolares com a mesma temática do desfile. Eles serão acompanhados por professores, técnicos e gestores escolares, somando aproximadamente 3 mil pessoas diretamente envolvidas no evento. Para viabilizar a participação de todos, serão utilizados 50 ônibus e veículos de pequeno porte.

 

Estrutura, segurança e trânsito

O evento contará com arquibancadas e banheiros químicos instalados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para acolher o público. A segurança será reforçada com o deslocamento de 140 policiais militares, além do apoio do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina). Mais de 300 agentes atuarão durante toda a programação.

Além disso, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) farão bloqueios a partir do meio-dia em pontos estratégicos, como: Posto Shell (em frente à antiga Tim), Lojas Americanas, Foz do Riacho Salgadinho, Capitania dos Portos, Praça Dois Leões e saída do Cais do Porto.

Os motoristas que circularem pela região serão orientados a seguir pela Rua Barão de Jaraguá até a Avenida Assis Chateaubriand. A área entre o Museu Théo Brandão e o estacionamento do Jaraguá ficará bloqueada até o fim da solenidade, quando as vias serão liberadas após a dispersão do público.

 

Serviço

O quê: Desfile Cívico Estudantil da Emancipação Política de Alagoas

Quando: Terça-feira, 16 de setembro de 2025 – concentração às 12h, início às 15h

Onde: Avenida da Paz, Jaraguá, Maceió

 

 

*Com Ascom Seduc