Com suas igrejas centenárias e casarões coloniais, Penedo guarda semelhanças com a histórica arquitetura de Ouro Preto, em Minas Gerais. Foi nesse cenário de semelhanças culturais que empresários e gestores penedenses fizeram uma imersão em boas práticas de inovação, hospitalidade e preservação do patrimônio cultural para fortalecer o turismo no município alagoano.
Articulada em parceria com o Sebrae e a prefeitura de Penedo, a missão técnica foi composta também por integrantes da Associação de Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (Astec) e o trade turístico local. A programação incluiu visitas a pousadas, restaurantes, receptivos e outros equipamentos culturais, além de encontros com gestores do município mineiro e a participação no Festival Gastronômico e Cultural de Ouro Preto.
Para os participantes, a missão ajuda Penedo a avançar como destino turístico inteligente e reforça o papel do Sebrae como apoiador da competitividade empresarial. Segundo a analista Sidartha Reis, a delegação retornou a Alagoas com um olhar estratégico sobre o turismo e inspirada para adotar modelos de negócios sustentáveis.
“Com o objetivo de desenvolver o turismo, dez empresários de Penedo visitaram pousadas, restaurantes e receptivos em Ouro Preto. Ambas as cidades compartilham, não apenas o valor histórico e cultural, mas também o desafio e a oportunidade de alinhar suas vocações às diretrizes de inovação e inteligência territorial propostas pelo modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI), no qual Penedo vem avançando. A missão técnica proporcionou também uma troca de experiências, que fez os participantes atestarem a importância da inovação e da valorização cultural para impulsionar o desenvolvimento econômico de Penedo por meio do turismo”, explicou.