Um idoso de 82 anos, conhecido popularmente como Seu Tonho, foi resgatado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA) na tarde desta quinta-feira (11), após se perder em uma área de mata no povoado Capivara, em Batalha, no Sertão alagoano.
Segundo o filho da vítima, Seu Tonho havia saído por volta das 8h da manhã para verificar um gado em um terreno de sua propriedade. Algum tempo depois, um dos filhos percebeu sua ausência e foi ao local indicado pelo pai. O gado foi encontrado, mas ele não estava lá.
Imediatamente, a família mobilizou conhecidos e iniciou as buscas na mata. Para auxiliar, contaram com o uso de um drone, mas até as 15h30 o idoso ainda não havia sido localizado.
Pouco depois, um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) sobrevoou a região e conseguiu avistar Seu Tonho deitado sobre o capim, consciente e com vida, mas desorientado e apresentando sinais de desidratação.

Após o pouso e os primeiros socorros, a equipe do DEA conduziu a vítima até a base em Arapiraca, onde uma Unidade de Suporte Básico (USB-04) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardava para dar continuidade ao atendimento.
Posteriormente, o idoso, acompanhado pelo filho, foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, para avaliação médica. Até a publicação desta matéria, não havia informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
“Esse resgate mostra, mais uma vez, a relevância da aviação para salvar vidas em locais de difícil acesso. A integração com o Samu garantiu que a vítima fosse atendida com rapidez e segurança”, afirmou o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro.
Fotos: Ascom DEA