Gestores e técnicos municipais da 9ª e 10ª Regiões de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) participaram nessa quinta-feira (11) da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) em São José da Tapera.

A abertura se deu com a 4ª edião do Projeto Cosems pela Vida naquele municío que foca na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a exemplo do HIV/Aids.

O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, ressaltou a importância de lançar o projeto – de autoria da enfermeira infectologista Aruska Magalhães - durante aquela CIR.

“Nesse espaço temos os principais interessados na prevenção da saúde da população em suas regiões. Precisamos voltar a falar no assunto da Aids, que não acabou apenas foi silenciado”, reforçou o titular do Cosems-AL.

Na oportunidade  foram discutidas a estratégia desenvolvida pelo Cosems-AL, em parceria com a Sesau, para qualificar os profissionais da saúde na abordagem sobre as ISTs; a dificulculdade para marcação de exames e consultas de Oncologia (RRNN, TC, biópsia, consultas de cabeça e pescoço, mastologista, cirurgias urológicas, ortopédicas e proctologia);a regulação do Pré-Natal de alto Risco para 9ª e 10ª Regiões de Saúde (2ª Macrorregião); cirurgias eletivas e as pediátricas.

A situação das Arboviroses e febre do Oropouche também foi discutida, além da política da população negra para inserção nos Planos Municipais de Saúde.