Em sua 23ª edição, a maior feira do setor de supermercados em Alagoas se consolidou como um espaço estratégico para conectar empresários a novas oportunidades de mercado. Este ano, 18 empreendedores do comércio varejista de alimentos e bebidas participaram da Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper), criando uma ponte entre quem fornece e quem vende. O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro no Espaço Jaraguá, é promovido pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), com o apoio do Sebrae Alagoas.

Durante a feira, os expositores representaram diferentes regiões do estado, do sertão ao litoral, levando negócios de diversos segmentos, como alimentos artesanais, café gourmet, cachaças premiadas, softwares de gestão, soluções em energia solar, embalagens e produtos de limpeza. Entre as empresas participantes estavam: Arekos, Alcan, Biscoito Maná, Agência Erk, Damásio Café e Grão, Don Spaguetto, Engenho São Lourenço, Googó da Ema, Ecobrisa, Bland Comércio e Distribuição, Laticínio Antunes, Facilita Mercados, DisPress, Cachaça Caraçuípe, Límpidus, D´licia, Coco Bom e 03 Energi.

Abertura da Fesuper 2025 reuniu expositores e supermercadistas em Maceió. Foto: Julio Vasconcelos

Novos negócios e parcerias

Participando pela primeira vez da Fesuper, Ramon Morais, da R Morais Climatização Evaporativa, escritório que representa a Ecobrisa Climatizadores há dois anos em Alagoas, conta que já no primeiro dia conseguiu fechar negócios.

“Tem sido muito positivo: conseguimos apresentar nossos produtos, firmar contatos e, até, iniciar parcerias. Essa visibilidade é essencial, principalmente porque a tecnologia de climatização evaporativa ainda precisa ser mais difundida no Nordeste. Estar aqui, mostrando como o equipamento funciona, só é possível por causa dessa parceria. Queria até ter conhecido o Sebrae antes, porque eles têm uma preocupação genuína em nos ajudar a crescer de forma estruturada, com foco e estratégia”, afirma.

Para quem já tem marca consolidada, a Fesuper é uma oportunidade de reforçar relações e se manter próximo dos clientes, como explica José Júnior, gerente comercial do Engenho Caraçuípe. “Essa é a nossa 3ª participação consecutiva na Fesuper e sempre temos bons resultados. Aqui conseguimos, tanto fidelizar clientes antigos, quanto conquistar novos. Nesta edição, nosso objetivo foi principalmente reforçar a parceria com o Sebrae e garantir que nossos clientes continuem próximos, fortalecendo nossa presença em Alagoas e em outros mercados”, pontua.

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Agda Bomfim, destaca que a feira é mais do que uma vitrine. “Quando o empreendedor participa de uma dessas iniciativas, ele consegue se destacar e estar presente em ações de mercado, e esse é um dos nossos grandes objetivos. Para isso, preparamos os empreendedores com antecedência, orientamos sobre como abordar clientes, identificar oportunidades, organizar gôndolas, catálogos, folders ou até QR Codes que direcionam para informações e contatos. É importante que eles entendam que não vieram apenas como vitrine, mas para gerar negócios de verdade”, ressalta.

Troca e aprendizado

Trazendo biscoitos diretamente do alto sertão, Flávia Vandriane, da Biscoito Maná, acredita que um dos grandes diferenciais da feira está na troca entre os empreendedores. “O retorno vai além do faturamento, é também o networking, as portas que se abrem e a visibilidade. Essa experiência tem sido essencial para ampliar o mercado do nosso biscoito sertanejo. Através do Programa Move+, do Sebrae, conseguimos nos diferenciar porque trouxe a prática para o dia a dia. Com ele, participamos de feiras como a de Salvador, o que abriu portas no mercado baiano, onde já estamos prospectando clientes”, destaca.

Há 15 anos no mercado, a empresa de Flávia, em Delmiro Gouveia, já oferece 20 variedades de biscoitos salgados e doces, entre sete capas em diferentes sabores, amanteigados e broas de milho.

Programa Move+: fortalecendo pequenos negócios

Os 18 empreendedores que participaram da Fesuper integram o Programa Move+, iniciativa do Sebrae voltada para ampliar o acesso a mercados e fortalecer pequenos negócios alagoanos. Por meio do programa, empresas de diferentes regiões e segmentos se conectam para gerar valor, aumentar competitividade e abrir novos caminhos comerciais.

“A nossa participação na Fesuper traz o protagonismo dos clientes do programa Move+ e é fruto de uma ação integrada com a carteira de Alimentos e Bebidas da Unidade de Relacionamento Empresarial. Nos unimos nessa parceria entre o Varejo e o Move para trazer uma visão diferenciada à feira. Cada empresa participante é a prova de que Alagoas pode ocupar um espaço cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional”, finaliza Vitor Pereira, analista do Sebrae Alagoas.

Empreendedores do Programa Move+ ampliam acesso a mercados durante a Fesuper. Foto: Julio Vasconcelos