A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) participou, neste domingo (7), do tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência. A solenidade reuniu uma multidão em Maceió e contou com a participação de mais de 700 componentes da PM, unindo-se aos integrantes das instituições que desfilaram entre as avenidas Assis Chateaubriand e da Paz, no Jaraguá.
O rito de Revista às Tropas foi conduzido pelo vice-governador Ronaldo Lessa, acompanhado do coronel Paulo Amorim, comandante-geral da PM, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio André Verçosa.

“Ano após ano, nesta data tão significativa para a identidade nacional, renovamos o nosso orgulho e reafirmamos nossos valores e o compromisso de servir. A sociedade alagoana que vem prestigiar o desfile pode testemunhar o trabalho da nossa Polícia Militar e também ver de perto que Alagoas investe, de forma efetiva, em Segurança Pública”, destacou o coronel Paulo Amorim.
A PM foi representada por seus pelotões formados por batalhões operacionais e unidades especializadas, além das viaturas e equipamentos, ao som da Banda de Música – Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do estado –, tendo como maestro o tenente Eudes de Oliveira. À frente do desfile da corporação, a comandante da tropa da PM-AL foi a tenente-coronel Josileide de Castro, acompanhada da major Carla Andrade como subcomandante e do corneteiro, sargento Carlos Santos.

Após a guarda-bandeira, desfilaram em sequência as companhias e pelotões, incluindo os da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM).
Em 2025, uma novidade chamou a atenção: o Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) desfilou com a tradicional boina azul, símbolo da unidade, recentemente reincorporada ao uniforme. A data também marcou a primeira participação da viatura laranja, da recém-criada Patrulha Menino Bernardo, instituída para atuar na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Marcharam representações dos Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv), Ambiental (BPA) e de Operações Policiais Especiais (Bope) e do efetivo do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque), Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes). O Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) desfilou dividido em pelotões de policiamento e de choque montado.
A passagem da PM pela avenida encerrou com a companhia motorizada: 19 viaturas, 10 motocicletas e dois quadriciclos.

Além da PM-AL, também participaram do desfile representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Científica e Penal, Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, Ronda no Bairro e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).









