"Saber que tantas pessoas podem ter contato com o meu trabalho é emocionante e gratificante", afirma Carolina Monteiro, artista plástica que está participando da exposição "Celebrando a diversidade - Cores da Inclusão”.
A mostra está em cartaz no Mercado das Artes, em Jaraguá, e tem o objetivo de revelar, através de fotografias, a representatividade de pessoas com deficiência em um lugar de protagonismo cultural.
Carolina é pessoa com deficiência física e começou a pintar ainda criança. Segundo ela, foi na infância que descobriu que as cores podiam dizer o que as palavras não alcançam. “A arte nasceu comigo como um refúgio, mas também como uma forma de me revelar ao mundo", diz.
Agora, com a exposição promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, ela pode ver esse trabalho de uma vida sendo reconhecido por outras pessoas. Para ela, sua arte também é um meio para falar sobre inclusão e a importância de abrir novos espaços e quebrar barreiras.
Os totens fotográficos representam pessoas com diferentes tipos de deficiência que encontraram na arte e no esporte uma forma de superar os obstáculos e ressignificar suas trajetórias de vida. Para quem quiser conferir, a exposição permanecesse em cartaz até o dia 30 de setembro.