As experiências das Comissões Intergestores Regionais (CIR) serão o tema da palestra do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, que preside o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) no Congresso Norte Nordeste, que ocorrerá de 6 a 8 deste mês em Manaus em Amazonas.
Uma comitiva expressiva de secretários e técnicos municipais de Saúde de Alagoas vão participar do evento. O vice-presidente reafirma o compromisso do Conasems com a discussão de temáticas relevantes para a eficácia da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Congresso tem programação rica de interesse dos profissionais da saúde pública dos Estados que compõem as regiões Norte e Nordeste. Dentre os conteúdos tratados no dia 6 estão saúde e ambiente; saúde digital; saúde indígena; atenção especializada: agora tem especialistas; e financiamento da Atenção Primária à Saúde.
No mesmo dia terá ainda a Mostra Aqui Tem SUS; novo Programa de Aceleração de Crescimento; vigilância em saúde; medicina tradicional indígena; e educação permanente no SUS. Constam ainda da programação a sessão solene sobre a entrega da medalha Zé do SUS; espaço povos artesãos e o coquetel de boas-vindas a partir das 20h30 desse dia 6.
No dia 7 (domingo) terão palestras nos dois turnos e serão debatidos ainda vigilância em saúde e imunopreveníveis; emendas parlamentares; análise de situação em saúde Norte Nordeste; assistência farmacêutica no SUS; regionalização no contexto das duas regiões em questão; novo sistema de informação da Atenção Primária à Saúde (APS); equidade no SUS; oficina política de regionalização e indicadores da APS.
Já no último dia do Congresso (8), serão debatidos assuntos como saúde na Amazônia e a Conferência Clima COP 30; e terão reunião dos gestores dos Cosems e definição da sede do XI Congresso Norte Nordeste 2026; o resultado na Mostra Aqui Tem SUS; e o encerramento do evento com a divulgação do Estado que sediará a próxima edição do Congresso Norte Nordeste.