Um pinguim-de-magalhães foi encontrado morto encalhado na manhã desta quarta-feira (3), na praia de Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. O corpo do animal foi recolhido pelo Instituto Biota de Conservação, que acompanha a ocorrência desses animais no estado.
Com esse caso, sobe para seis o número de encalhes de pinguins registrados na temporada de 2025 em Alagoas: dois em Maragogi, um em Maceió, dois em Roteiro (ambos encontrados com vida) e agora o mais recente, em Barra de Santo Antônio.
O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave marinha de médio porte, que pode atingir até 75 cm de altura e pesar até 6 kg. A espécie se reproduz em colônias localizadas na Argentina, Chile e Ilhas Falkland (Malvinas), realizando migrações sazonais que chegam até o Brasil e o Uruguai.
Apesar de serem visitantes regulares do litoral brasileiro, a espécie encontra-se em declínio populacional. Entre as principais ameaças estão a redução da oferta de alimento pela pesca comercial, as mudanças climáticas e a contaminação por óleo nos oceanos.