O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, atracará no Porto de Maceió no dia 5 de setembro, permanecendo na capital alagoana até o dia 10. A passagem faz parte da série de eventos alusivos aos 25 anos de incorporação do navio à Marinha do Brasil, celebrando seu jubileu de prata com escalas em diversos portos do país.
Conhecido mundialmente como a “Embaixada Brasileira no Mar”, o “Cisne Branco” tem a missão de representar o Brasil em grandes eventos, nacionais e internacionais. Além disso, cumpre papel essencial na formação marinheira, na preservação das tradições navais e na difusão da cultura oceânica junto à sociedade.
Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini, o navio segue em viagem pelo Nordeste com 71 militares a bordo e participará ainda este mês da 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (REFENO).
Visitação aberta ao público
Como parte das celebrações do Dia da Independência, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” estará aberto à visitação pública gratuita no domingo, 7 de setembro, das 10h às 17h, no Porto de Maceió.
Durante a visita, os moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer de perto a embarcação mais emblemática da Marinha do Brasil, incluindo seus conveses externos, mastros e detalhes históricos que fazem do navio um verdadeiro símbolo das tradições navais. Militares da tripulação estarão a bordo para receber os visitantes e compartilhar curiosidades sobre a rotina no mar e as missões da embarcação.
A entrada é gratuita, mas quem desejar poderá contribuir levando um quilo de alimento não perecível, que será destinado a doações.
Serviço
Local: Porto de Maceió, Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá, Maceió-AL
Data: 7 de setembro de 2025 (domingo)
Horário: 10h às 17h (fechamento do portão)
Entrada: Gratuita (doação voluntária de 1kg de alimento não perecível)
Por motivos de segurança e conforto, a Marinha recomenda que os visitantes usem calçados fechados e sem salto.
*Com assessoria