Um menino de 1 ano e 8 meses foi internado com um quadro grave de infecção após receber vacinas em uma unidade de saúde em Maceió. A família registrou um Boletim de Ocorrência e solicita uma investigação sobre o caso.

A criança tomou as vacinas – tríplice viral, meningocócica C e pneumocócica – no dia 26 de agosto, no Posto de Saúde João Paulo II, localizado no bairro do Jacintinho.

Em entrevista à TV Gazeta, exibida nesta terça-feira (2), a mãe da criança relatou que o filho estava bem antes da vacinação, que faz parte do calendário vacinal regular. No entanto, após as aplicações, o menino começou a apresentar febre alta e inchaço no braço onde as injeções foram aplicadas.

Segundo a mãe, o filho começou a ter febre, não queria comer nada e o braço inchou. A família comprou remédio, mas o menino não apresentou melhora e foi levado para um hospital particular, onde a médica plantonista disse que a criança estava com um abscesso no braço.

Ainda segundo a mãe, menos de 48 horas após as vacinas, a criança também apresentou sangramento em um dos ouvidos. Ela afirmou que a enfermeira que aplicou a vacina não teria lavado as mãos e que a viu usando o computador e depois manuseando as vacinas. 

O menino realizou exames que apontou um nível elevado de PCR, o que confirma um processo infeccioso. “Estamos aguardando para saber se ele precisará ser transferido para a UTI”, disse à mãe à TV Gazeta.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informou, por meio de nota, que está acompanhando o caso, aguardando a análise dos exames e a apuração das informações para definir as medidas cabíveis, além de garantir a devida assistência à criança.