A vereadora Teca Nelma (PT) marcou presença, neste final de semana, no Concurso Alagoano de Coco de Roda, promovido pela Liga de Cocos de Roda de Alagoas, que reuniu grupos de todo o estado em uma grande celebração da tradição cultural. O evento contou com apresentações que ressaltaram a força e a diversidade do coco de roda, manifestação reconhecida como símbolo de identidade do povo alagoano.

Madrinha dos grupos Coco de Roda Catolé e Coco de Roda Pau de Arara, Teca destacou a importância de fortalecer iniciativas que mantêm viva essa tradição. “O coco de roda é um símbolo de resistência, alegria e identidade do nosso povo. É uma honra poder apoiar e acompanhar de perto a trajetória desses grupos que preservam uma das mais importantes expressões da nossa cultura popular”, afirmou.

Defensora da cultura de matriz popular, a vereadora tem atuado para ampliar o reconhecimento e a valorização dessas manifestações. A vereadora é autora do projeto de lei que declara o coco Patrimônio Cultural Imaterial de Maceió, iniciativa já aprovada pela Câmara Municipal. A proposta estabelece mecanismos para assegurar proteção, incentivo e transparência em editais voltados à preservação do patrimônio cultural do município.

Além disso, o mandato da parlamentar já destinou emendas para o fortalecimento de grupos culturais da capital, reafirmando o compromisso de investir na preservação das raízes alagoanas. “É por acreditar na potência do nosso povo que seguimos fortalecendo e valorizando as manifestações culturais", comentou.

Mandato em favor da cultura

Teca também é autora de projetos que consolidam a diversidade cultural de Maceió, como a inclusão do Festival do Bumba Meu Boi no calendário oficial de eventos da cidade e a atualização da lei que institui o Calendário da Cultura Afro-Brasileira, fortalecendo o reconhecimento das tradições.

“Apoiar a cultura é também lutar pela dignidade e pela memória do nosso povo. O nosso mandato seguirá firme nessa caminhada de valorização das tradições populares que fazem parte da história de Maceió e de Alagoas”, reforçou Teca.