Reforçar projetos da educação e da cultura em Alagoas são compromissos do deputado federal Paulão (PT), que é reconhecido como o deputado que mais investe na educação pública em Alagoas. O deputado também tem discutido parcerias com grupos culturais e ícones da música em Alagoas, dentro de uma perspectiva de valorização dos artistas locais.
“Sociedade nenhuma evolui se não tiver seus valores culturais fortalecidos em seus projetos, se não houver investimentos capazes de valorizar a educação pública, sobretudo para as camadas que mais precisam”, disse ele, em conversas com produtores culturais e educadores alagoanos, seja do ensino médio ao superior.
Em seu escritório de trabalho, Paulão costuma receber artistas, professores, escritores, músicos e produtores culturais dos mais diversos setores do meio artístico e da educação.
Foi desta forma que assumiu compromisso em fortalecer mais uma edição do Festival do Jazz, em Alagoas, durante encontro com o produtor cultural Marcos Sampaio (Marcão) e o maestro e ícone da música alagoana, Félix Baigon.
“Eles têm o projeto que envolve um evento com a participação de diversos músicos alagoanos e nada mais justo do que a gente apoiar com recursos de emenda parlamentar. São artistas de Alagoas que merecem toda a atenção, considerando que, na maioria das vezes, grande parte dos gestores públicos prefere pagar cachês milionários a artistas de fora do que valorizar o talento de nossa terra. Portanto, o Festival de Jazz Alagoano terá nossa contribuição em sua próxima edição”, destacou Paulão.
Tradição e cultura popular
Além do Festival do Jazz, o deputado também decidiu apoiar o projeto da Quadrilha Junina Pé de Serra Alagoana, que costuma fazer sucesso no São João de Maceió pelo compromisso dos organizadores de trabalhar a inclusão e despertar o talento de jovens maceioenses.
Um dos organizadores da Pé de Serra, o jornalista Deraldo Francisco, destacou que, a cada ano, a quadrilha junina acolhe as pessoas mais vulneráveis da região dos Flexais, tirando-as do assédio do crime e da miserabilidade das ruas. “A dança e a interação com outras pessoas tornam o grupo mais homogêneo e mais humano”, disse o organizador.
Para o deputado, o foco estabelecido pela Pé de Serra Alagoana representa um compromisso de respeito com a juventude e a cultura. “Sendo assim, assegurei ao Deraldo e a Eliane que serei parceiro no próximo projeto, pois, além da inclusão, eles trabalham ainda com oficinas de dança, corte e costura, maquiagem e culinária, cujas experiências já são aplicadas na produção dos serviços necessários à apresentação do espetáculo durante os festejos juninos. Trata-se de um esforço hercúleo que tem nossa admiração e, assim, seremos parceiros”, disse Paulão.