A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Zilda Ferreira, secretária de Saúde de Batalha, além de secretários e técnicos municipais da Saúde daquela região, participaram nessa quinta-feira (28) do lançamento do Projeto Acolher em Olho D’agua das Flores.

De acordo com a vice-presidente do Conselho trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado de Alagoas que nasce da sensibilidade da respectiva gestão municipal.

Segundo a secretária de Saúde, Isabelle dos Anjos, não basta olhar apenas para a criança e o adolescente neuroatípico, é essencial também cuidar de quem cuida.

De acordo com Isabelle, a gestão municipal tem demonstrado compromisso ao investir nesse projeto, mostrando que o cuidado precisa ser integral, tanto para a pessoa com deficiência quanto para aqueles que se dedicam diariamente a ela.

Vale ressaltar que o Acolher também engloba os profissionais da educação, saúde e assistência social, oferecendo capacitação e suporte para lidar com os desafios do cotidiano, seja no acolhimento das famílias e no manejo de comportamentos das crianças neuroatípicas.

O projeto também realiza mutirões de diagnóstico, trazendo alívio para muitas famílias que aguardam laudos para seus filhos. "Esse passo garante direitos e possibilita que a escola planeje estratégias mais adequadas para o desenvolvimento da cada criança", reforçou a titular da pasta da saúde de Olho D'água das Flores.