A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS começa seus trabalhos nesta terça-feira (26). O deputado federal Alfredo Gaspar, relator da comissão, já sinalizou que sua atuação terá como foco o combate firme às fraudes e aos desvios bilionários que há tantos anos atingem e penalizam aposentados e pensionistas.

Com experiência de mais de duas décadas como promotor de Justiça, Alfredo Gaspar afirmou que levará para a comissão o mesmo rigor que marcou sua vida pública. “Antes das minhas preferências partidárias, está o meu ideal de justiça. Vou atrás dos grandes ladrões que colocaram a mão no dinheiro de aposentados e pensionistas. O caminho será seguir o rastro do dinheiro, e tenho convicção de que esse é o melhor método para desmascarar essas organizações criminosas que saqueiam nossos aposentados, que tanto trabalharam pela nossa nação”, declarou.

O relator adiantou que o plano de trabalho da CPMI está em fase final de construção e sendo elaborado de forma técnica, abrangendo um amplo espectro de investigados e fatos denunciados. “Trabalharemos com o marco temporal a partir do governo Dilma 2, passando por todos os governos até os dias atuais”, explicou.

Alfredo Gaspar também ressaltou que o objetivo central da investigação: responsabilizar os culpados, compensar corretamente as vítimas e criar mecanismos legais de proteção e integridade do sistema previdenciário.

A CPMI é presidida pelo senador Carlos Viana e já tem a primeira reunião de trabalho agendada para as 9 horas do dia 26 de agosto.