Os investimentos em educação vêm trazendo reconhecimentos importantes para Girau do Ponciano, especialmente no que diz respeito à representatividade estadual em eventos de alcance nacional. Desta vez, o município foi convidado a participar da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada na capital do país, Brasília. A cidade será representada por uma estudante do 7° ano do Complexo Municipal de Educação Básica Deputado José Medeiros, que levará suas ideias de inovação ambiental durante essa jornada pedagógica, entre os dias 6 e 10 de outubro.
O evento convoca estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de todo o Brasil para apresentarem projetos baseados em práticas educacionais voltadas à reversão dos efeitos negativos do aquecimento global. Girau foi selecionada junto com outras 11 instituições alagoanas, como parte de um movimento preparatório que envolveu pesquisas e produção de conhecimento. Este ano, o tema central da conferência, “Brasil com Educação e Justiça Climática”, busca desenvolver soluções diretas com a participação dos adolescentes, demonstrando que educação e responsabilidade ambiental são peças-chave na construção de uma consciência crítica, democrática e transformadora.
Para o gestor municipal Bebeto Barros, o convite é resultado dos caminhos positivos trilhados pela educação local e do esforço das equipes pedagógicas, além da criatividade dos estudantes nos trabalhos realizados em sala de aula. O prefeito destaca o compromisso de Girau do Ponciano com o meio ambiente, evidenciado por meio de projetos de reciclagem, ações de campo, palestras educativas e pela dedicação dos professores e coordenadores escolares em ensinar que é necessário pensar no presente para proteger o futuro.
“A participação de Girau nessa conferência tem um valor social extremamente importante para nossa educação municipal. É gratificante enviar um estudante para aprender e desenvolver ideias de preservação ambiental. Os alunos da unidade escolar Deputado José Medeiros têm grande afinidade com projetos de sustentabilidade. Eventos como esse fortalecem a aprendizagem e nos lembram da responsabilidade educacional, cidadã e governamental que temos com o meio ambiente em nosso território”, ressalta o prefeito.
Girau não foi escolhida apenas para representar Alagoas, mas também por integrar, de forma constante, diversos projetos socioambientais como parte do currículo escolar. O Complexo de Educação Básica Deputado José Medeiros se destacou com a iniciativa “Cultivar – Paz, Sustentabilidade e Cuidado”, que envolve os alunos em atividades ligadas à cultura, ciências e meio ambiente.
Segundo a diretora Cleonice Nunes, a escola implementou uma horta comunitária com sistema de compostagem, criou a Farmácia Viva — onde estudantes, familiares e educadores cultivam diversas espécies de ervas medicinais — e revitalizou as áreas arborizadas dentro e fora da unidade de ensino. Além disso, promoveu mutirões de limpeza e campanhas sobre o descarte correto de resíduos.
“Dentro desse projeto, desenvolvido ao longo do ano letivo, os alunos também criaram brinquedos e jogos a partir de materiais recicláveis. Por isso, vencemos a etapa Agreste da seleção promovida pelo Ministério da Educação, e agora seguimos para apresentar os resultados em Brasília. Projetos como esse estimulam o protagonismo dos estudantes e demonstram, na prática, os impactos das mudanças climáticas no planeta”, conclui a diretora.
A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O estudante selecionado viaja acompanhado de um professor e participa de rodas de conversa e demais atividades ao longo de toda a programação do evento.