Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, Pão de Açúcar vai sediar a primeira edição da Expoçúcar, evento que promete movimentar o município com torneios, palestras, feira de agricultura familiar e apresentações culturais. A programação será realizada na antiga AABB, no centro da cidade, e tem como objetivo valorizar a agricultura familiar, fortalecer cadeias produtivas como a bovinocultura de leite e a ovinocaprinocultura, além de abrir espaço para pequenos negócios locais.

O evento reunirá agricultores familiares, criadores de bovinos e caprinos, apicultores e empreendedores da região, atraindo também visitantes de estados vizinhos, já que a competição do torneio leiteiro de caprinos mobiliza produtores de Sergipe, Pernambuco e toda Alagoas.

Durante os três dias, o público poderá visitar a Feira de Agricultura Familiar e Economia Criativa, com produtos típicos e artesanais, praça de alimentação, atividades para crianças e shows musicais todas as noites.

Simultaneamente, acontecerão:

3º Torneio Leiteiro de Bovinos (categorias: profissional e agricultor familiar);

1º Torneio Leiteiro de Caprinos;

1º Encontro dos Apicultores de Pão de Açúcar;

2º Encontro das Mulheres Rurais de Pão de Açúcar;

Exposição e comercialização de ovinos;

Palestras e oficinas para competidores e tratadores;

E a Feira de Agricultura Familiar e Economia Criativa.

O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Wellington Guimarães, contou que  “a Expoçúcar nasce com o objetivo de valorizar o agricultor familiar e mostrar que o nosso município tem força produtiva, inovação e potencial para se tornar referência na região. Queremos aproximar o produtor do conhecimento, das tecnologias e do mercado, garantindo renda e permanência do homem no campo.”

Para o prefeito do município, Jorge Dantas, a iniciativa vai além do setor agropecuário.  “Estamos construindo uma gestão que valoriza nossas raízes e investe em quem move a nossa economia. A Expoçúcar é um marco para Pão de Açúcar, porque além de estimular a produção rural, abre espaço para geração de emprego, renda e turismo, fortalecendo a identidade cultural do nosso povo.”

O evento é realizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário Nossa Senhora da Saúde, do Sítio Soares, fundada em 2005 e atualmente presidida por Maria Selma. A associação é referência de resistência e esperança para a comunidade, mostrando como pequenas iniciativas podem gerar grandes impactos.

 

 

Programação

Dia 28/08/2025 (quinta-feira)

 

6h – Abertura dos portões para chegada dos animais

15h – Entrada final dos animais para os torneios leiteiros (caprinos e bovinos)

15h às 17h – Encontro dos Apicultores

17h – Apresentação cultural com grupos do município

18h – Realização de esgota dos caprinos

19h – Realização de esgota dos bovinos

20h – Show musical: Juninho Barroso e Banda

 

Dia 29/08/2025 (sexta-feira)

 

6h – 1ª ordenha de caprinos

7h – 1ª ordenha de bovinos

8h às 13:00 – 2º Encontro das Mulheres Rurais

15h – Palestra “Defesa da Caatinga” com o IMA

17h – Apresentação cultural com grupos do município

18h – 2ª ordenha de caprinos

19h – 2ª ordenha de bovinos

20h – Shows musicais: Sawana Show e Neto Estilizado e Banda

 

Dia 30/08/2025 (sábado)

 

6h – 1ª ordenha de caprinos

7h – 1ª ordenha de bovinos

9h às 12:00 – Palestras para produtores de bovinos leiteiros

18h – 2ª ordenha de caprinos

19h – 2ª ordenha de bovinos

20h – Entrega de premiação de todas as competições

21h – Encerramento com shows: Beto do Acordeom e Iran do Arrocha