Um filhote de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrado morto e encalhado na manhã desta sexta-feira (22) na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas. Este é o segundo caso registrado em apenas 10 dias.

De acordo com Mario Macedo, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) do município, trata-se de um macho jovem com 4,10 metros de comprimento. O animal foi localizado por pescadores e apresentava marcas de mordidas na cauda, possivelmente causadas por um tubarão.

Macedo acrescenta que a baleia provavelmente morreu em alto-mar e foi arrastada até a costa pelas correntes.

Uma equipe do Instituto Biota de Conservação foi acionada para remover o animal. Em seguida, será realizada uma necropsia para investigar as possíveis causas da morte.

 

Entre julho e novembro, a presença da baleia-jubarte na costa brasileira é comum. Nessa época, a espécie encontra-se em seu período reprodutivo e se aproxima da costa para acasalar e dar à luz aos filhotes.

Alerta sanitário

O Instituto Biota reforça que, ao encontrar um animal marinho encalhado, a população não deve tocá-lo.

A recomendação é entrar em contato imediatamente pelo telefone (82) 99115-2944, enviando fotos e a localização exata, para que a equipe possa prestar o atendimento adequado e acionar os órgãos competentes.

 

*Estagiário sob supervisão da editoria

Fotos: APA/Ascom - Biota