Se o deputado federal Alfredo Gaspar decidir disputar uma das duas vagas ao Senado - ou ao governo de Alagoas - terá que deixar o União  Brasil e migrar para o partido Novo por falta de opções, avalia a turma da política.

A federação partidária PP-União Brasil no estado está nas mãos do deputado federal Arthur Lira. Os Calheiros controlam várias siglas. E ambos ainda têm 'proeminência' na cúpula de outras tantas legendas.

O PL do clã Bolsonaro, por exemplo, presidido pelo prefeito JHC, poderia ser uma saída. Contudo, Arthur ainda dialoga e tem influência junto aos líderes do partido.

Já o Novo tem recebido muitos bolsonaristas. O caso mais conhecido é o do deputado federal Ricardo Salles (SP). O ex-ministro do meio ambiente de Bolsonaro deixou o PL para concorrer ao Senado em 2026.

Agora, se bolsonaristas como o deputado Delegado Fábio Costa (PP) e o próprio Alfredo Gaspar forem para reeleição, ficar onde estão é a melhor saída por causa da estrutura da federação e da capacidade de a chapa eleger entre 4 e 5 parlamentares.