Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que, para 71%, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao impor tarifas aos produtos brasileiros por acreditar que existe uma perseguição contra o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).

Na outra ponta, os que acreditam que ele está certo somam 21%; não sabe ou não respondeu, 8%.

Em julho, Trump assinou um decreto executivo oficializando tarifas totais de 50% a parte dos produtos brasileiros importados ao país norte-americano. A redação final contou exceções de cerca de 700 categorias de produtos, o que deixou quase metade das exportações brasileiras de fora.

A taxação, que passou a valer desde o dia 6 de agosto, teve como uma das suas justificativas o que o republicano chamou de "caça às bruxas" a Bolsonaro.

O ex-mandatário é réu em um processo criminal no STF (Supremo Tribunal Federal) que apura uma tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições de 2022, quando ele saiu derrotado. O julgamento começa em 2 de setembro. 

O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Trump está certo ou errado de impor taxas por acreditar que há uma perseguição a Bolsonaro no Brasil?

Errado: 71% (72% em julho)

Certo: 21% (19% em julho)

Não sabe/não respondeu: 8% (9% em julho)