Os diretores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Ednaldo Trajano e Bruno Lima, respectivamente secretários de saúde de Campestre e Piranhas, representaram a entidade nesta segunda-feira (18), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB seccional Alagoas, em Jacarecica. Na ocasião, foram pactuados e/ou habilitados oito projetos de interesse dos municípios alagoanos, cuja implementação repercutirão de forma positiva no Sistema único de Saúde do Estado.

As discussões contaram com a participação de secretários e técnicos municipais de Saúde, além de profissionais do Cosems-AL e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Foram aprovadas as solicitações do município de Novo Lino de habilitação da Equipe Multiprofissional de Apoio para Reabilitação; e o credenciamento e habilitação da unidade de assistência de alta complexidade em Nefrologia e Hemodiálise para a Santa Casa de Misericórdia de Penedo – Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes.

A reunião da CIB contou ainda com a pactuação do novo Plano Estadual do Programa Agora Especialistas, ocasião em que foram apresentados o recálculo dos procedimentos cirúrgicos de acordo com os valores definidos na resolução nº 075 de 6 de junho de 2025, além da inclusão dos procedimentos de cirurgias oncológicas na especialidade de Urologia, e inserção dos municípios executores – Maceió, Arapiraca e Coruripe - para a realização dos procedimentos oncológicos.

Outro item aprovado foi referente à ampliação da Rede Alyne na 2ª Macrorregião de Saúde, com a habilitação de 12 leitos de alto risco no Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues Melo, em Santana do Ipanema, que vão beneficiar a população dos municípios da 9ª e 10ª Regiões de Saúde.

Foram credenciados no Hospital Nossa Senhora de Fátima de Arapiraca o funcionamento em regime de Hospital Dia dos procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos com quatro leitos; cinco leitos clínicos/cirúrgicos de retaguarda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Ficou acordado que a temática será discutida de forma mais detalhada com a Rede em questão.

Foram pactuados também o Plano Operativo da Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT+ do biênio 2025-2026; e o projeto Educa APS: saúde integral da População Negra e Quilombola; e apresentado o protocolo de acesso ao Ambulatório de Endocrinologia Adulto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, com foco na redução de fila de espera da primeira consulta e continuidade do atendimento do paciente no segmento ambulatorial.