VII Fórum Estadual de Autodefensores foi realizado nesta sexta-feira (15), no município de São Sebastião. O presidente da Pestalozzi, Valdir Salgueiro, foi o anfitrião do evento, que aconteceu no Clube Municipal e contou com a presença de vários presidentes representando suas respectivas instituições de municípios como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Taquarana, Penedo, Porto de Pedras, entre outros.

 

“Nos sentimos muito felizes em poder receber esse movimento tão bonito, que acolhe com tanto carinho as pessoas com deficiência e suas famílias. O Fórum é um momento muito importante para que os autodefensores apresentem sugestões e ideias, com o objetivo de garantir e ampliar seus direitos. O autodefensor tem a função de buscar os interesses do grupo e também de ser o porta-voz de seus colegas diante da sociedade”, destacou Valdir Salgueiro.

 

A presidente da Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (FEPESTALOZZI), Liziane Torres, reforçou:
“Trouxemos o VII Encontro do Fórum Estadual para o município de São Sebastião com o intuito de prestigiar nossas afiliadas do interior e fortalecer ainda mais o vínculo com os assistidos e suas famílias. Agradecemos ao presidente da Pestalozzi de São Sebastião, Valdir Salgueiro, e à cidade de São Sebastião por nos receberem tão bem. Este é um momento essencial para a troca de experiências e para dar protagonismo às pessoas com deficiência. Parabenizo toda a equipe pestalozziana do nosso Estado. Não tenho dúvidas de que será um dia produtivo e repleto de coisas boas”.

 

Durante o Fórum, foram realizadas rodas de conversa, apresentações, debates e palestras, incentivando e esclarecendo o papel dos autodefensores, ressaltando a importância de sua participação em todas as decisões relacionadas às políticas públicas, à vida, à cidadania e à busca por autonomia.

 

Também estiveram presentes o prefeito de São Sebastião, Charles Pacheco; a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Ana Patrícia; a representante dos autodefensores, Maria Vitória Almeida; Leandro Carvalho, representando a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef); a conselheira nacional dos autodefensores, representando a região Nordeste, Ana Clarice (de forma online); e a representante das famílias dos autodefensores, Josete Miranda.

 

“Trabalho é um direito, defendido e regulamentado pela secretária Tereza Nelma. É fundamental que as famílias e a comunidade onde vivem as pessoas com deficiência sejam ouvidas e participem da política pública. Só existem autodefensores porque existem famílias por trás, junto com uma grandiosa rede de apoio que hoje celebramos junto com a Pestalozzi”, afirmou Leandro Carvalho, representante da SECDEF.

 

A psicóloga Marília Carnaúba destacou que a Pestalozzi de Maceió desenvolve um programa de aprendizagem para pessoas com deficiência, visando à inserção no mercado de trabalho. O programa atende a partir dos 14 anos, sem limite de idade, e realiza avaliação multiprofissional — assistência social, pedagogia e psicologia — para identificar o perfil de autonomia do participante.

 

A coordenadora nacional das famílias da Pestalozzi, Cícera Lopes, apresentou o programa “Acolher Quem Cuida”, desenvolvido em Arapiraca, voltado ao apoio das famílias e das mães atípicas.

 

Ao final, todos compartilharam o sentimento de estarem unidos e no caminho certo para a construção de sonhos, projetos de vida, autonomia e independência das pessoas com deficiência.