O anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de que os índices de reajuste das tarifas de energia elétrica em 2025 devem subir quase o dobro do previsto — passando de 3,5% para 6,3% — provocou forte reação do deputado federal Marx Beltrão (PP). O parlamentar cobra transparência da ANEEL e reação imediata do ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, e do presidente Lula para barrar estes índices de reajuste que, segundo ele, penalizam duramente Alagoas e todo o Brasil.

Beltrão é relator do Projeto de Lei 585/25, que obriga a ANEEL a divulgar relatórios claros, objetivos e acessíveis sobre cada reajuste aplicado, além de apresentar estudos comparativos entre as distribuidoras de energia. A proposta também exige explicações sobre as disparidades de valores entre estados, que hoje chegam a mais de três vezes — variando de R$ 413 a R$ 1.484 por MWh, segundo dados da própria agência.

“Mais uma vez, a população de Alagoas e de todo o Brasil será penalizada com mais este aumento abusivo e vergonhoso com índice de 100%. O que vemos é a conta de energia subir ano após ano, enquanto as justificativas permanecem incompreensíveis para a maioria dos consumidores. Uma previsão mudar um indicador em 100% mostra que quem calcula o aumento da conta de energia brasileira parece não conhecer o mínimo de matemática ou de estatística. Como se diz popularmente em Alagoas, isso é uma ‘ratada’ sem tamanho. O brasileiro paga caro e continua no escuro sobre os motivos. É preciso que o ministro Alexandre Silveira e o presidente Lula se posicionem de modo urgente e ajam para impedir esse reajuste”, criticou o deputado.

O parlamentar alerta que a linguagem técnica utilizada pela ANEEL, recheada de termos como “parcelas A, B e C”, “Fator X” e “bandeiras tarifárias”, afasta o cidadão comum da compreensão real dos reajustes. “É um verdadeiro dicionário fechado, que impede o consumidor de entender como e por que sua conta aumenta. Isso é inaceitável. E o resultado tá ai… ia subir 3,5%, agora prevê subir 6,3% e ninguém sabe o porquê direito”, completou.

Para Beltrão, a aprovação do PL 585/25, que é de autoria do deputado Duda Ramos (MDB/RR), é fundamental para garantir que o consumidor tenha acesso a informações claras e possa cobrar medidas que evitem abusos. Ele afirma que vai articular para que a proposta seja votada com urgência na Câmara dos Deputados. “Precisamos quebrar essa caixa-preta e devolver ao brasileiro o direito de saber exatamente pelo que está pagando. E, ao mesmo tempo, é dever do governo agir agora para evitar que esse aumento absurdo entre em vigor”, defendeu.

O deputado também chamou atenção para o fato de que o aumento previsto deve acontecer em um cenário já tenebroso e pressionado pela manutenção da bandeira vermelha patamar 2 até novembro, o que adiciona custos extras à conta de luz. “O consumidor alagoano e brasileiro não aguenta mais ser surpreendido negativamente. O governo precisa enfrentar essa situação com firmeza e proteger a população”, concluiu.