Nesta quinta-feira (14), o advogado arapiraquense Lucas Barbosa esteve em São Paulo a convite do ministro dos Transportes, Renan Filho, para acompanhar de perto o leilão de mais uma etapa da Rota do Agro, realizado na Bolsa de Valores.
O evento marcou a concessão das BRs 060 e 364, entre Goiás e Mato Grosso — um dos corredores logísticos mais importantes do Centro-Oeste — arrematada pelo Consórcio Rota Agro Brasil. A iniciativa promete impulsionar o escoamento da produção agrícola e reduzir desigualdades logísticas. Durante a solenidade, Renan Filho fez questão de destacar a presença de Lucas Barbosa como um dos especialistas técnicos no assunto.
Barbosa parabenizou o Consórcio de empresas vencedor, o Consórcio Rota do Agro Brasil, e destacou, ainda, a importância da agenda de concessões e PPPs promovida pelo Ministro Renan Filho: “Essa é uma ação necessária para o desenvolvimento do nosso país. Os setores Público e Privado devem atuar em conjunto, de modo que a Administração Pública dê as condições corretas e favoráveis para que a população possa desenvolver suas atividades e escoar sua produção, gerando emprego e renda”.
Aproveitando a ocasião, o advogado relembrou a exitosa concessão do Saneamento capitaneada pelo Ministro quando estava à frente do Governo do Estado, mas defendendo uma solução para o município de Arapiraca:
“Por falar em desenvolvimento, é importante lembrar da experiência exitosa sobre a concessão do saneamento ocorrida em Alagoas sob o novo marco regulatório, mas que, por questões diversas e particulares, alguns municípios não foram contemplados. O Prefeito Luciano Barbosa vem se empenhando diariamente para resolver a questão do saneamento em Arapiraca, vejo isso de perto, mas ainda precisamos de mais representatividade na Assembleia para tornarmos isso uma realidade. Precisamos construir soluções em conjunto, pensando sempre na população.”

De Arapiraca para o cenário estadual
A presença de Lucas Barbosa em um evento dessa magnitude, ao lado de um ministro de Estado e líder político nacional, não passou despercebida. Filiado ao MDB desde 2020, seu nome já vinha sendo ventilado nos bastidores para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Agora, com a proximidade das eleições, as especulações crescem: Lucas Barbosa poderia não apenas buscar uma cadeira de deputado estadual, mas também compor como vice em uma chapa majoritária.
Essa movimentação se soma ao peso político da família Barbosa. Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, vem conduzindo aquela que muitos consideram a gestão mais importante de sua trajetória, sua quarta à frente do município, com obras estruturantes e transformadoras. Um trabalho que tem recebido reforço fundamental do deputado federal Daniel Barbosa, que vem destinando grandes volumes de recursos e emendas parlamentares para o Agreste, com atenção especial a Arapiraca, impulsionando projetos que modernizam a infraestrutura, fortalecem a economia local e melhoram a qualidade de vida da população.

A importância de Arapiraca na chapa de 2026
Arapiraca é a maior cidade do interior de Alagoas e exerce forte influência política e econômica. Ter um representante do município numa chapa ao governo do Estado seria, estrategicamente, um diferencial para equilibrar forças regionais e garantir protagonismo no futuro político do Estado.
Nos bastidores, há quem veja a aproximação de Renan Filho como um sinal de articulação. Um eventual alinhamento entre Renan, Luciano Barbosa e o MDB poderia resultar em uma chapa competitiva, que unisse força política, gestão comprovada e representatividade regional.
Por enquanto, tudo segue no campo da especulação. Mas uma coisa é certa: o tabuleiro político para 2026 já começou a se movimentar — e Arapiraca está no centro do jogo.