A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) publicou nessa quarta-feira (13), o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária e formação de banco de reserva de professores(as), profissionais de apoio escolar e agentes educacionais I (alimentação, manutenção e infraestrutura). As vagas são destinadas às quatros unidades de ensino indígenas da Rede Estadual implementadas em 2025.

A seleção será organizada pela secretaria, com comissões específicas para organização, homologação e análise de recursos. O processo conta com seis etapas: inscrição online, homologação de documentos, divulgação do resultado da homologação, período para recursos, resultado dos recursos e resultado final. A validade do PSS é de até dois anos, a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE).

A carga horária varia entre 25 e 40 horas semanais, com remuneração de R$ 1.730,15 para agentes educacionais (30h); R$ 1.941,57 para profissionais de apoio escolar (25h) e de R$2.883,58 para professores de 20h; R$ 3.604,47 para professores de 25h; R$4.325,37 para professores de 30h e R$ 5.767,16 para professores de 40h.Professores devem cumprir, no máximo, dois terços da carga horária em sala de aula e um terço em atividades extraclasse, conforme legislação vigente.

 

Requisitos e documentação

Podem participar do processo seletivo candidatos brasileiros ou estrangeiros legalizados, com idade mínima de 18 anos, escolaridade compatível com o cargo, quitação eleitoral e militar (para homens), aptidão física e mental, e sem antecedentes criminais.

Entre as exigências específicas está a Carta de Anuência (modelo no edital), emitida por conselho escolar, conselho da comunidade indígena ou conselho de pais, com pelo menos três assinaturas. Para o cargo de professor de Cultura Indígena, também é necessária declaração reconhecendo notório saber sobre costumes, tradições e, quando aplicável, língua materna da etnia.

Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição em formato PDF, legíveis e sem rasuras. A ausência de documentos obrigatórios, a apresentação de informações falsas ou o descumprimento das regras do edital resultará na eliminação do candidato.

O edital reserva, no mínimo, 5% das vagas para pessoas com deficiência, com critérios definidos pela legislação federal. A condição deve ser declarada na inscrição e comprovada por laudo e relatório médico.

 

Inscrições e cronograma

As inscrições serão exclusivamente online pelo site selecao.educacao.al.gov.br, de 20 a 26 de agosto de 2025. Cada candidato pode se inscrever apenas uma vez, devendo preencher corretamente os dados e anexar todos os documentos exigidos.

 

Confira abaixo o cronograma do processo seletivo:

13/08 – Publicação do edital (DOE/AL e site)

14 e 15/08 – Prazo para impugnação do edital

20 a 26/08 – Inscrições online

27/08 a 02/09 – Homologação de documentos

04/09 – Resultado da homologação

05 a 08/09 – Recursos contra homologação

12/09 – Resultado final e homologação (DOE/AL e site)

 

O edital completo, com requisitos, modelos de documentos e critérios de avaliação, está disponível no site oficial da Seduc.