Servidores públicos do município de Olho d’Água do Casado procuraram o portal CadaMinuto na manhã desta terça-feira (12) para denunciar um possível esquema de apropriação indébita e improbidade administrativa envolvendo a Prefeitura local.
Segundo um servidor que preferiu não se identificar, há pelo menos três meses os funcionários vêm sofrendo com descontos automáticos em seus contracheques, referentes a empréstimos consignados. No entanto, os valores não estão sendo repassados às instituições financeiras, “desaparecendo” nos cofres da Prefeitura.
“Não há previsão para o pagamento dos empréstimos e, todos os meses, o valor continua sendo descontado da folha de pagamento”, afirmou.
Ainda de acordo com o funcionário, a situação tem provocado a negativação do nome de diversos colegas de trabalho, que ficam impedidos de contratar novos empréstimos, realizar renegociações e acabam enfrentando prejuízos em questões pessoais.
“Preciso do meu nome limpo para comprar meu apartamento. Sempre paguei minhas contas em dia para evitar restrições, mas essa é a primeira vez que meu nome vai para o Serasa”, relatou.
O caso já levou servidores a ingressarem com ações individuais na Justiça contra a Prefeitura. O sindicato da categoria tentou agendar uma reunião com o prefeito, mas, até o momento, não obteve resposta.
Em resposta ao portal CadaMinuto, o Município esclareceu que o problema teve origem em bloqueios judiciais nas contas do município no início deste ano, referentes a pendências administrativas de gestões anteriores a 2017.
A gestão informou ainda que, para solucionar a situação, esteve reunida com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, onde foi firmado um acordo que está permitindo a gradual normalização dos serviços financeiros da cidade.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Olho d’Água do Casado informa à população, colaboradores e fornecedores que, infelizmente, fomos surpreendidos por bloqueios judiciais em nossas contas, decorrentes de gestões anteriores à 2017, e que não eram de nosso conhecimento prévio.
Esses bloqueios comprometeram diretamente a realização de pagamentos previstos, incluindo os de nossos colaboradores e fornecedores, gerando transtornos que compreendemos e lamentamos profundamente.
Reforçamos que estamos tomando todas as medidas legais cabíveis para o desbloqueio dos valores e/ou negociação das dívidas herdadas, buscando soluções rápidas e eficazes junto aos órgãos competentes.
Além disso, a gestão atual já iniciou estudos para a contenção de custos e readequação orçamentária, com o objetivo de retomar o equilíbrio financeiro do município e garantir que os compromissos assumidos sejam honrados com responsabilidade e transparência.
Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso com uma administração séria, transparente e voltada para o bem da população de Olho d’Água do Casado.”