A Prefeitura de Girau do Ponciano, em parceria com o Governo do Estado, tem ampliado as oportunidades de conhecimento educacional e linguístico para os estudantes da rede pública de ensino. Por meio do projeto “Daqui para o Mundo 2025”, o município enviou, no último sábado (09), um aluno para vivenciar de perto uma nova cultura e aperfeiçoar o aprendizado da língua inglesa. Essa iniciativa valoriza a educação alagoana e já é uma realidade inclusiva entre os estudantes do município há dois anos.

Marcelo Vital da Silva Filho, aluno do curso de Línguas do Centro de Educação Profissional (CEP), foi selecionado para participar da segunda edição do programa, que levou pelo menos 100 estudantes da rede estadual a viverem a maior experiência bilíngue da educação pública.

O CEP desenvolve o curso de línguas por meio da iniciativa “Girau Bilíngue”, que já abriu mais de 150 vagas desde sua criação. Marcelo, estudante do 2º ano do ensino médio, sempre demonstrou interesse pelo aprendizado e encontrou no inglês uma porta aberta para o conhecimento. Agora, ele está embarcando para o continente europeu.

“Quando o resultado da seleção saiu, fiquei um pouco chocado e depois comemorei com a minha família. O curso de línguas do CEP com certeza me ajudou nessa etapa da minha vida. Ir para a Inglaterra e levar a bandeira da minha cidade é uma conquista enorme. Agradeço muito pelo incentivo promovido pela prefeitura, principalmente por não deixar de acreditar na educação”, declarou Marcelo Vital, mais um estudante girauense que se destaca por meio dos programas de incentivo ao aprendizado de idiomas.

O prefeito Bebeto Barros acredita que todo esforço voltado à melhoria da educação municipal acaba gerando frutos também na rede estadual. A seleção de Marcelo não é considerada uma surpresa, visto que a gestão tem investido fortemente em cursos profissionalizantes, projetos voltados ao ensino de inglês e espanhol, além de parcerias com empresas especializadas em intercâmbio.

“A educação em Girau já lidera diversos projetos voltados para estudantes com interesse em aprender outras línguas. O inglês está transformando nossos alunos e trazendo conquistas importantes para o ensino público. Vamos continuar reforçando o incentivo educacional, com cursos de aperfeiçoamento, inclusão profissional e a oportunidade de levar cada vez mais estudantes para vivenciar culturas estrangeiras”, afirmou o gestor municipal.

Girau já é destaque em intercâmbios

Embora o Estado desenvolva estudos nessa área, a cidade de Girau já havia enviado cinco alunos para a Europa por meio do programa “Futura’s Passport”, uma ação conjunta entre prefeituras do Agreste e Sertão, viabilizada pela Editora Futura. Os selecionados embarcaram no início de 2025 e tiveram uma noção real do que é estudar com nativos durante 15 dias em Londres.

No interior, Girau se destacou como a região com maior número de estudantes participando de projetos voltados ao ensino da língua inglesa e continua investindo em iniciativas de proficiência, como o projeto “Happy English”, as Olimpíadas da Língua Inglesa e cursos destinados a quem deseja se tornar bilíngue.

A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), é de que em 2026 outros estudantes alcancem o sonho do passaporte carimbado e voltem com a bagagem cheia de ensinamentos.

“Estamos providenciando uma nova edição do programa de intercâmbio. A prefeitura, sob o comando de Bebeto Barros e Osvaldo Alexandre, com o apoio do deputado Gilvan Barros Filho, pretende ampliar os horizontes dos nossos alunos e continuar sendo pioneira nos estudos da língua inglesa”, informa a secretária Quitéria Cézar.