O estado de Alagoas é conhecido por seu litoral de águas cristalinas, recifes de corais e dias ensolarados. Mas, entre junho e setembro, enfrenta seu período mais frio, marcado por chuvas intensas. Apesar de não ser um frio rigoroso, esse clima afeta diretamente os negócios, exigindo criatividade para manter o fluxo de vendas. É o que têm feito as empreendedoras Ywcleane, Rayane e Fágna, que encontraram soluções inteligentes para se destacar.

Para manter as vendas aquecidas, Ywcleane Cerqueira, proprietária da loja Queen Story, apostou em peças versáteis, cores que estão em tendência e vitrines atrativas, que podem ser usadas em diferentes épocas, garantindo atemporalidade. “Estamos em parceria com uma consultora de moda para criar conteúdos com dicas de looks, o que ajuda bastante no engajamento e nas vendas nesse período”, explica Ywcleane.

Além dessa prática, a empreendedora também apostou em uma campanha de marketing para engajar a clientela. “Fizemos promoção para troca de coleção, junto com uma preview de outono/inverno. Adesivação na vitrine e fizemos collab com lojas de joias para criação de conteúdo e lançamento da nova coleção. Além de apostarmos na criação de conteúdo com uma social mídia para postagem no Instagram”, destaca.

Ywcleane Cerqueira aposta em moda versátil e vitrines atrativas para aquecer as vendas no inverno.

Sabores que aquecem

No sertão alagoano, onde as noites são mais frias, Rayane Berto encontrou uma oportunidade. À frente da recém-inaugurada Tapiocaria Nordestina, no Mirante do Carvalho, em Água Branca, a empreendedora trouxe para o cardápio o chocolate quente, para aquecer e adoçar as refeições dos seus clientes.

“Nossa tapiocaria fica em uma área mais fria da cidade, então decidi incluir chocolate quente, além de caldinho de camarão e café no cardápio. É um carinho a mais com os clientes. Eu não vendo só comida, eu vendo amor. Tudo é feito com dedicação, empenho e muito carinho”, destaca Rayane.

Empreendedora desde nova, Rayane começou a trabalhar vendendo laranjas na feira para ajudar os pais, agricultores, a complementar a renda da família. Depois disso, passou a vender trufas e, mais tarde, trabalhou em diferentes áreas, principalmente no ramo da alimentação, onde ganhou experiência para abrir seus próprios empreendimentos: a lanchonete Espetos Nordestinos e a Tapiocaria Nordestina.

O negócio, que começou com ela e sua irmã, hoje já conta com quatro colaboradores e uma clientela fiel. Sempre buscando inovar, a empreendedora desenvolveu molhos artesanais para a lanchonete, e na tapiocaria criou opções específicas para o público infantil, como as tapiocas doces, com Nutella e confeitos.

“Empreender aqui é desafiador, mas acredito no turismo e no potencial das pessoas. Falta oportunidade, mas não falta talento. Empreender virou parte do meu DNA e o Sebrae esteve comigo nesse processo, desde a formalização até as capacitações, que são fundamentais para o meu crescimento”, conta Rayane.

Chocolate quente e tapiocas doces conquistam clientes no frio sertanejo.

Aconchego na serra

Inspirada no clima ameno da Serra das Flores, também em Água Branca, Fágna Fortes criou a Caza Fortes, chalés pensados para casais que buscam refúgio e tranquilidade. Com a chegada do frio, ela incluiu fogueira ao ar livre, marshmallows para assar e música ao vivo com sax ao pôr do sol, criando uma experiência romântica única.

“Sempre amei empreender e essa época do inverno é muito boa, porque posso oferecer um destino romântico para casais, ótimo para apreciar um bom vinho. A ideia de trazer uma fogueira surgiu das minhas experiências de viagens e de gostar das histórias que são contadas, risadas compartilhadas e memórias criadas ao redor do fogo. O fogo de chão cria uma atmosfera calorosa, perfeita para casais que buscam conexão e momentos especiais a dois, principalmente à noite ou em dias de frio na serra”, conta Fágna.

Ela destaca que seu foco é criar experiências memoráveis em um cenário exclusivo. “Só recebemos casais e, por isso, tudo foi pensado para criar ambientes que remetem ao romance. Em meio à rotina corrida das cidades, o fogo de chão transmite uma sensação de refúgio, como se o tempo desacelerasse. Isso é exatamente o que os casais buscam em uma escapada romântica. As capacitações voltadas para qualidade no atendimento ao cliente e planejamento estratégico do Sebrae foram fundamentais para esse período”, destaca.

Fágna Fortes cria chalés românticos e fogueira ao ar livre para atrair casais à Serra das Flores.

Estratégia 

Seja no ramo da moda, culinária ou hoteleiro, o fundamental é ter criatividade e um planejamento sazonal para se adequar às mudanças climáticas e seguir com um fluxo de vendas e produção estáveis para manter sua clientela fiel, como destaca a analista do Sebrae Alagoas, Carolina Ávila.

“No setor de moda, recomendamos compras com antecedência de 4 a 6 meses, priorizando peças versáteis e mini coleções com giro rápido. Isso evita estoque parado e liquidações”, orienta.

Para os outros segmentos, o planejamento das ações digitais estratégicas se tornam essenciais. ““Períodos sazonais pedem campanhas online bem elaboradas. Invista em marketing digital, consultorias e conteúdo que eduque o cliente, como dicas de uso de produtos e experiências” finaliza Carol.