Com o objetivo de fortalecer a articulação regional para a construção de um futuro sustentável, Alagoas realizou a 2ª reunião intragovernamental de alinhamento preparatória para a Oficina Estadual do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE). O plano visa promover uma transição ecológica justa, regenerativa e inclusiva para os estados do Nordeste, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável com foco na inovação, conservação ambiental e justiça social.
O encontro contou com a participação do secretário da SERFI, Júlio Cezar; da secretária de Governança, Poliana Santana; do secretário da SEMARH, Gino César; da secretária da SEAGRI, Aline Rodrigues; da secretária da SEDICS, Alice Beltrão; da secretária executiva do Gabinete Civil, Maria Clara; além de representantes da SEFAZ, SEINFRA, SEPLAG e IMA.
Foram discutidos os detalhes finais de organização e mobilização para a Oficina Estadual, que será realizada em Alagoas no dia 28 de agosto. O evento reunirá representantes da sociedade civil, especialistas, gestores públicos e autoridades para debater, aprimorar e incorporar as especificidades locais no texto-base do plano regional, fortalecendo as estratégias de transição ecológica da região Nordeste.
O PTE-NE está estruturado em eixos estratégicos que guiam suas ações: Finanças Sustentáveis; Transição Energética; Adensamento Tecnológico e Retenção de Talentos; Bioeconomia e Sistemas Agroalimentares; Apoio à Nova Infraestrutura e Adaptação Climática; além de Economia Circular e Gestão de Resíduos Sólidos.
O avanço do plano seguirá etapas planejadas que incluem: pesquisa para o refinamento do mapa de atores territoriais e identificação de projetos alinhados; realização de momentos de escutas territoriais e setoriais; consulta pública online; validação do documento com contribuições das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste e governadores; apresentação do plano em evento preparatório da COP-30; e, por fim, a apresentação oficial durante a COP-30.
A integração e o comprometimento das secretarias estaduais reforçam o compromisso do governo de Alagoas em posicionar o estado como referência nacional em desenvolvimento sustentável e inovação ambiental.