O governador em exercício, Ronaldo Lessa, participou da entrega das primeiras oito unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida Rural na comunidade quilombola Serra da Mandioca, em Dois Riachos. A cerimônia contou com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Katia Born, de autoridades locais e lideranças quilombolas.
O Minha Casa, Minha Vida Rural é um programa habitacional do Governo Federal que visa oferecer moradias dignas para famílias que vivem em áreas rurais, incluindo agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. A iniciativa oferece subsídios para a construção ou reforma de casas, com o objetivo de garantir condições de moradia adequadas no campo.
"Hoje é um momento histórico para a comunidade. Não é presente, é conquista. É política pública com nome, rosto e coragem. São oito casas que se transformarão em cinquenta e que farão muita diferença na vida dessas famílias, pois agora elas possuem uma estrutura adequada, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro", afirmou Ronaldo Lessa, reforçando que novas unidades serão entregas em breve.
A comunidade quilombola da Serra da Mandioca abriga 644 pessoas, grande parte agricultores familiares. Para a secretária de Assistência, a presença do Governo no local não é apenas para prestigiar, mas também para acolher ainda mais a comunidade.
“A Seades aproveitou a agenda na localidade para mapear famílias que recebem benefícios sociais. Identificamos 17 famílias sem CPF, o que impede a obtenção do Bolsa Família. Também detectamos 165 pessoas sem acesso à coleta de lixo e já alinhamos com a prefeitura para garantir o serviço no local. A visita do vice-governador reforçou o compromisso com essas ações de inclusão. Seguimos juntos, trabalhando para garantir dignidade, inclusão e oportunidades para todos”, destaca Kátia Born.
As novas unidades habitacionais fazem parte do conjunto Estefânia Dias do Nascimento, nome que homenageia uma importante liderança local já falecida.
Emocionado, o presidente da associação local, Edivânio Dias, destacou a relevância dessa conquista e lembrou a trajetória de sua mãe. "Minha mãe, Estefânia Dias, lutou muito para conseguir melhores condições. Ela foi a figura central na luta por moradia e pela valorização do povo quilombola da Serra da Mandioca", pontuou Edivânio.