Diante do crescente aumento da violência contra a mulher e, em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência, a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) realiza neste sábado (9) um Aulão Experimental de Defesa Pessoal para Mulheres.
O evento, que acontecerá na Praça Gerônimo Siqueira, em frente ao Restaurante Novo Dragão, na orla marítima de Pajuçara, a partir das 15h, tem como objetivo promover a consciência corporal, oferecendo ferramentas de proteção e dicas de autodefesa.
A ação será gratuita, aberta ao público, com limite de vagas e exclusiva para mulheres. Para participar, as interessadas devem entrar em contato pelo número 82 98106-4348.
Em um cenário alarmante, onde mulheres são vítimas de agressões físicas e psicológicas diariamente, aprender sobre defesa pessoal é crucial.
De acordo com o Mapa da Segurança Pública 2025, o País registrou recorde histórico de violência contra a mulher no início de 2025.
No contexto da campanha Agosto Lilás, que dissemina informações sobre os tipos de violência - seja física, sexual, psicológica, moral e patrimonial -, é fundamental destacar a importância de medidas preventivas, como o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, para combater esses abusos.
Pensando na capacitação feminina, a Semesp contará com a orientação de Alexandre Moura, instrutor de Jiu Jitsu e professor do projeto Gigantes no Esporte, que ensinará técnicas de defesa pessoal.
A aula incluirá aquecimentos e golpes como jab, direto, cruzado e up - movimentos básicos de boxe usados para atacar com precisão e potência -, além de técnicas de imobilização e finalização.
Alexandre abordará os princípios fundamentais da defesa pessoal, com foco no uso inteligente da alavanca e no controle emocional para neutralizar ameaças, permitindo que mulheres se defendam de agressores mais fortes com segurança e eficiência.
Para o secretário Municipal de Esporte, Francisco Nascimento (Chicão), este evento é pensado para fortalecer a segurança e a autoestima das mulheres, especialmente em tempos de crescente violência.
"É nossa responsabilidade proporcionar ferramentas para que as mulheres possam se proteger e agir com confiança diante de situações de risco. Este evento é uma oportunidade de oferecer conhecimento prático, além de reforçar a importância da conscientização contra todo tipo de violência contra a mulher", afirmou Chicão.
Lei Maria da Penha
Ainda em agosto, é comemorado o Dia Estadual da Lei Maria da Penha, que visa proteger as mulheres contra diversas formas de violência.
A violência física envolve qualquer ação que cause dano à integridade física da mulher, como tapas, socos, empurrões e chutes.
A violência psicológica refere-se a atitudes que causam dano emocional, como humilhações, controle excessivo, ameaças e isolamento.
A violência sexual compreende qualquer ato que force a mulher a ter relações sexuais não desejadas ou que prejudique seus direitos sexuais e reprodutivos.
A violência patrimonial envolve a retenção, destruição ou subtração de bens e recursos econômicos da mulher, enquanto a violência moral abrange calúnias, difamações e injúrias, ações que atentam contra a honra e dignidade da mulher.